Ciência e Tecnologia
Golpe de internet promete aúdios de Michel Temer em mensagem
Trata-se do tradicionalíssimo ataque de phishing, que apresenta uma motivação falsa para que o usuário forneça seus dados
Sempre que há um grande evento, o cibercrime vê a oportunidade de lucrar em cima dele. Com as denúncias de que o presidente Michel Temer foi gravado em áudio dando aval para a compra do silêncio do ex-deputado Eduardo Cunha, não demorou muito para surgir um golpe na internet prometendo acesso ao áudio.
Trata-se do tradicionalíssimo ataque de phishing, que apresenta uma motivação falsa para que o usuário forneça seus dados ou instale algo que não deveria em seu dispositivo, sempre com fins maliciosos.
No caso deste ataque, a distribuição da informação falsa acontece por e-mail. Na mensagem atribuída ao jornalista Lauro Jardim do jornal O Globo, o usuário é levado a um site malicioso e, obviamente, não vai conseguir escutar os tais áudios incriminando o presidente, como informa a Folha de S. Paulo.
Não seria surpresa que outros métodos de disseminação de golpes também recebam variações do ataque. O WhatsApp, por exemplo, costuma ser um espaço de proliferação desse tipo de desinformação por parte do cibercrime; não há relatos do uso do aplicativo para esse fim até o momento.
Vale lembrar que, apesar de os áudios provavelmente existirem, visto o escândalo causado em torno deles, eles ainda não foram publicados por nenhum veículo de imprensa.
Mais lidas
-
1Solteiros, Ilhados e Desesperados
Ilha do Inferno: reality show sul-coreano com flertes e ciúmes conquista o Brasil
-
2Imprensa
FAF e cronistas esportivos unem forças para valorizar o futebol alagoano
-
3Tragédia
Prefeitura de Coité do Nóia detalha acidente com romeiros na AL-220
-
4Saúde
Volta às aulas exige cuidado dos pais com a saúde dos filhos
-
5Le biscuit
Loja encerra atividades no Maceió Shopping e surpreende consumidores



