Ciência e Tecnologia
Google anuncia fim do Android Nougat e foco no desenvolvimento do Android O
Versão beta do Android O deve começar a ser distribuída para os celulares "em breve"
O Android Nougat chegou ao seu fim. O Google encerrou o programa de beta da versão 7 do sistema operacional, o que significa que o desenvolvimento da versão está oficialmente encerrado. Com isso, os esforços da empresa estão direcionados para o Android O.
O Google informa que a versão beta do Android O deve começar a ser distribuída para os celulares "em breve", embora não dê previsão de tempo. É muito provável que o lançamento aconteça durante o Google I/O, evento anual para desenvolvedores que acontece entre 17 e 19 de maio.
Atualmente, o Android O está disponível para testes desde março, mas ainda em versão prévia para desenvolvedores (“Developer preview”), que significa que o software está cru demais para que qualquer usuário comum possa aproveitá-lo, equivalente a uma versão alfa. O beta deve tornar o sistema mais estável; os bugs ainda devem existir, mas devem ter sua gravidade amplamente reduzida.
Outra mudança importante é que, na fase de preview, o Android O só pode ser instalado manualmente, o que é uma barreira grande que impede que o usuário com menos conhecimento técnico instale a versão por acidente. Com o lançamento do beta, o update será fornecido por OTA (“over-the-air”) como uma atualização comum, que pode ser baixada pelo Wi-Fi e instalada automaticamente.
O Google deve lançar uma segunda versão de preview do Android O antes de lançar um beta para o sistema. Apenas aparelhos do Google devem ter acesso a versões de testes, o que inclui os Nexus 5x e 6p, o Pixel e o Pixel XL. A expectativa é que a versão final comece a ser distribuída no terceiro trimestre.
Quem fazia parte do beta do Nougat já teve seu celular automaticamente atualizado para a última versão estável pública do sistema operacional.
Mais lidas
-
1Arapiraca
Família nega que médico tenha estuprado a filha menor e pede justiça por assassinato
-
2Polêmica!
Ex-motorista de cantor processa Carlinhos Maia e Lucas e exige R$ 1 milhão por humilhação
-
3Quinta-feira
Veja o funcionamento do comércio e mercados em Maceió no feriado de 20 de novembro
-
4Arapiraca
Alan Carlos respondia a dois processos por estupro de vunerável
-
5Judiciário
STJ impõe exigência de “provas robustas” e reacende debate sobre proteção a mulheres vítimas de violência




