Ciência e Tecnologia

Atualização para Windows 10 gera processo milionário contra Microsoft

Reclamação vem de três americanos de Illinois

Por Olhar Digital 28/03/2017 18h44
Atualização para Windows 10 gera processo milionário contra Microsoft
Reprodução - Foto: Assessoria

A Microsoft está sendo processada em US$ 5 milhões devido a problemas supostamente causados pela atualização do Windows para a versão 10.

A reclamação vem de três americanos de Illinois: Stephanie Watson, Robert Saiger e Howard Goldberg. Todos enfrentaram dores de cabeça com a migração partindo do Windows 7 e resolveram procurar a Justiça para forçar a Microsoft a recompensá-los.

Os problemas vão de perda de arquivos à "morte" do computador. Goldberg, por exemplo, "escolheu aceitar o Windows 10 depois de passar mais de seis meses recusando notificações requisitando que ele baixasse [o sistema]", segundo a ação. Ele tentou prosseguir com a instalação três vezes, até que a última fez com que a máquina dormisse indefinidamente.

Os advogados que representam o trio consideram converter o processo em um caso de classe para incluir todos os americanos que mudaram do Windows 7 para o 10 e tiveram problemas dentro de 30 dias após a atualização. De acordo com eles, há centenas de milhares de pessoas afetadas.

A Microsoft enviou nota ao The Register sobre o ocorrido argumentando que o programa de atualização do Windows 10 era optativo. "Se um consumidor precisasse de ajuda com a experiência de atualização, tínhamos várias opções, incluindo suporte gratuito e 31 dias para retornar ao seu sistema operacional antigo", afirmou um porta-voz. "Acreditamos que as reclamações não têm mérito."

Apesar da defesa, a própria empresa já reconheceu que vinha forçando a barra com seus programas de atualização, tanto que vai mudá-los na próxima versão do Windows. Além disso, não é a primeira vez que a Microsoft é processada por esses motivos, e, no outro caso, ela perdeu, tendo que indenizar uma consumidora em US$ 10 mil.