Ciência e Tecnologia

Confira como aumentar a segurança do Android com bloqueio do chip

Configurar um bloqueio de tela por senha ou por padrão é um primeiro passo importante

Por Olhar Digital 16/02/2017 22h57
Confira como aumentar a segurança do Android com bloqueio do chip
Reprodução - Foto: Assessoria

Segurança no smartphone nunca é demais. Nossos celulares contêm volumes assombrosos de informações sensíveis sobre nossas vidas, e é importante que façamos todo o possível para garantir que esses dados não sejam facilmente acessíveis por qualquer pessoa que ponha as mãos no dispositivo.

Configurar um bloqueio de tela por senha ou por padrão é um primeiro passo importante. No entanto, é possível configurar também um bloqueio pelo PIN do chip do celular. Com isso, o dispositivo passará a exigir a inserção do número PIN do chip cada vez que for iniciado (além do padrão de desbloqueio de tela). Veja a seguir como habilitar essa configuração no Android.

1. Acesse as configurações do Android por meio do ícone de engrenagem no canto superior direito da tela;

2. Se o seu Android tiver função de busca no menu de configurações, busque pela palavra "SIM" (sem aspas) e selecione a opção "Configurar bloqueio do SIM". Depois disso, vá direto ao passo 5. Se seu celular não tiver essa função, leia os passos 3 e 4;

3. Na seção "Pessoais", selecione a opção "Segurança";

4. Nesse menu, sob a seção "Bloqueio do cartão SIM", selecione "Configurar bloqueio do SIM";

5. Ative a opção "Bloquear cartão SIM". O sistema em seguida pedirá para que você insira o código PIN do seu chip. Se você nunca mexeu nessa opção, alguns códigos padrões comuns são "1111" ou "1010". O número de tentativas, contudo, é limitado. Por isso, se o seu não for nenhum desses, ligue para sua operadora para descobrir qual é o padrão que eles usam;

6. Caso você queira alterar o PIN do seu chip, selecione em seguida a opção "Alterar PIN do SIM". Você precisará colocar o PIN antigo e depois o PIN novo duas vezes para confirmar a mudança.