Ciência e Tecnologia

Google planeja aposentar o aplicativo Google Now Launcher

Destaque do launcher é o fato de ele ser o único app capaz de oferecer acesso fácil aos cards do Google Now deslizando a tela da esquerda para a direita

Por Olhar Digital 03/02/2017 23h30
Google planeja aposentar o aplicativo Google Now Launcher
Reprodução - Foto: Assessoria

O Google Now Launcher está perto da extinção. O aplicativo lançado pela empresa em 2014 oferecendo uma forma rápida de limpar as skins horríveis que algumas fabricantes aplicam sobre o Android pode ser descontinuado nesta semana, dando aos usuários a opção de usar algo mais próximo do sistema puro como projetado pelo Google.

Um e-mail vazado que chegou às mãos do site Android Police mostra os planos do Google, que enviou a mensagem a seus parceiros fabricantes de celulares com seu sistema. Na mensagem, a empresa fala abertamente em remover o Google Now Launcher do Google Play no primeiro trimestre deste ano (até o fim de março).

Mais do que isso, o e-mail também diz que as empresas não poderão distribuir novos celulares com o Google Now Launcher incorporado na base do sistema operacional. Apenas smartphones que foram aprovados antes da data limite de 1º de março poderão sair de fábrica com o recurso.

O destaque do launcher é o fato de ele ser o único app capaz de oferecer acesso fácil aos cards do Google Now deslizando a tela da esquerda para a direita. Ao que parece, o Google vai oferecer outra forma para acessar o recurso independente do aplicativo, chamado “Google Search Launcher library”, que permitiria a qualquer launcher fazer o mesmo, tornando seu aplicativo próprio redundante.

Ao mesmo tempo, o Google Now Launcher também foi criado para replicar a interface dos Nexus em outros celulares, mas a linha de smartphones morreu dando lugar ao Pixel que tem uma identidade visual de software completamente diferente. Seria ótimo se a empresa decidisse distribuir o Pixel Launcher também para outros celulares, já que, para isso, é necessário recorrer a ferramentas como o Nova Launcher.