Ciência e Tecnologia

Startup de alagoanos, "Doador Online" concorre a prêmio InnovatorsRace50

50 startups participam, mas apenas 5 receberão US$ 50 mil; internautas podem votar até o dia 28 de fevereiro

Por Assessoria 25/01/2017 09h33
Startup de alagoanos, 'Doador Online' concorre a prêmio InnovatorsRace50
Reprodução - Foto: Assessoria

A startup Doador Online (http://www.doadoronline.com.br), plataforma digital que facilita a localização de doadores de sangue compatíveis, está participando do concurso internacional InnovatorsRace50, como negócio de impacto social. Criada por quatro alagoanos, a inovação tem sido elogiada Brasil afora e precisa do apoio dos brasileiros para conquistar o prêmio. Os internautas podem votar até o dia 28 de fevereiro.

Para votar no projeto é fácil, basta acessar o site do Innovators Race 50 (https://innovatorsrace50.com/leaderboard/public/govtech-and-social-enterprises.html) e escolher o Doador Online, logado na conta do Facebook ou do Google (Gmail). A competição global conta com 50 startups participantes, entretanto apenas as cinco mais votadas receberão o prêmio de US$ 50 mil para cada uma, além de possibilidades de networking, participação em eventos globais de tecnologia, acesso a experts de mercado e a oportunidade de se tornar um parceiro de negócios da Capgemini, organizadora da competição.

“Precisamos do apoio de todos para vencer esse concurso e representar o Brasil. O nosso projeto ajuda a salvar vidas e, através desse concurso, iremos expandir os serviços do Doador Online e contribuir para resgatar sorrisos das pessoas que sofrem quando precisam de sangue durante partos, cirurgias, no tratamento de leucemia e afins”, comenta Edson Rodrigues, gestor administrativo do Doador Online.

O concurso conta com cinco categorias, que serão escolhidas para participar de reuniões presenciais com um painel de especialistas que nomeará dois finalistas por categoria, que são: Govteck & empresas Sociais; Fintech & Mobilidade; Consumidores & Bem-estar; Processos Digitais & Transformação; e Dados & Segurança. O Doador online está classificado na primeira categoria citada.

Doador Online

Administrado por Edson Rodrigues e os amigos Jalon Vitor, Ruan Lee e Christian Robert, o Doador Online tem despertado solidariedade e amor ao próximo. O projeto permite o cadastro de doadores de sangue para que tenham acesso ao histórico das doações efetivadas, como também envia mensagem por e-mail ou SMS para que tenham ciência da aptidão para a próxima doação. O Doador Online também reúne informações sobre onde é possível realizar a doação.

“Por enquanto, o Doador Online está presente somente em Alagoas, mas queremos consolidá-lo no Estado e expandir para outras unidades federativas do Brasil, para que possamos salvar mais vidas por meio da tecnologia que está presente em nosso dia a dia”, frisou Edson Rodrigues.

O intuito da plataforma é incentivar a cultura de doação de sangue e garantir que os estoques dos hemocentros sejam abastecidos de maneira satisfatória para atender a demanda dos pacientes que precisam de transfusão de sangue.

“O nosso objetivo é ser uma ferramenta simples, dinâmica e inovadora no processo de doação de sangue. Os bancos de sangue público e privado possuem dificuldades para captar e manter os doadores regulares. A falta de informações para a sociedade leva os cidadãos a terem medo de doar, insegurança, desmotivação, não havendo cultura de doação”, ratifica Edson.

A ideia surgiu em janeiro de 2015, quando uma paciente de São Miguel dos Campos, AL, onde Edson Rodrigues reside, estava precisando urgentemente de sangue do tipo AB, para o tratamento de leucemia. ”Foi através de um anúncio em um site de notícias bem popular no Estado que ela encontrou um doador em Olho D'Água das Flores, a mais de 100km de distância. Diante desses fatos e da realização de várias pesquisas quantitativas, constatei um cenário alarmante da falta de doadores em Alagoas e no Brasil”, comentou Edson.

Dados divulgados pelo Ministério da Saúde (2015) apontam que apenas 1,8% da população brasileira são doadores, número abaixo do recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) que preconiza de 3% a 5%. “A justificativa é o aumento de cirurgias cardiovasculares, partos, acidentes, cânceres e procedimentos hematológicos onde o uso de sangue é inevitável”, diz Edson.

Equipe focada

E as experiências da startup alagoana não param por aí. De 15 a 19 de janeiro, dois integrantes do Doador Online estiveram em São Paulo, para participar do programa “Pense Grande”, da Fundação Telefônica Vivo, com apoio da Aliança Empreendedora.

O evento contou com 14 startups de impacto social de vários estados brasileiros. A dupla visitou ainda o escritório do Facebook na Capital paulista e participou de atividades na sede da Telefônica Vivo, com capacitação sobre Empreendedorismo Social.

“Vivenciamos várias atividades que enriqueceram bastante o nosso trabalho, podendo então evoluir na nossa missão de ajudar a salvar vidas com o Doador Online”, comentou a equipe.