Ciência e Tecnologia

Confira quais são os smartphones que vão receber o Android 7.0

Aparelhos Nexus, desenvolvidos pelo Google em parceria com fabricantes, são sempre os primeiros a serem atualizados

Por Olhar Digital 19/01/2017 19h58
Confira quais são os smartphones que vão receber o Android 7.0
Reprodução - Foto: Assessoria

O Android 7.0 (Nougat) chegou no ano passado, mas pouca gente ainda tem acesso a ele no momento, porque é assim que o ecossistema Android funciona. Primeiro o Google libera a versão final do software, que é tratado pelas fabricantes de hardware e só então é distribuído para sua base de usuários. Isso quando ele não precisa passar pela tratamentos da operadora antes.

Os aparelhos Nexus, desenvolvidos pelo Google em parceria com fabricantes, são sempre os primeiros a serem atualizados, por cortar caminhos no processo citado no parágrafo anterior. Tanto que os modelos Nexus 6, 6p e 5x foram os primeiros a contarem com a atualização. O modelo 5, de 2013, foi deixado para trás.

Quem não tem um Nexus, no entanto, passa por um período de incerteza. “Meu aparelho vai ser atualizado?” e “Quando?” são duas perguntas frequentes para os usuários. Por isso, o Olhar Digital decidiu preparar uma tabela com o que há de informação concreta até o momento entre as principais fabricantes de smartphones Android no Brasil.

A seleção abaixo contém os aparelhos que já estão confirmados. Se o seu celular não consta na lista, não significa necessariamente que ele não será atualizado, mas que a sua fabricante ainda não confirmou a atualização, o que pode (ou não) ser anunciado posteriormente. Vale destacar que, mesmo confirmado, o update pode levar algum tempo para chegar ao seu celular.

Motorola/Lenovo

A Motorola/Lenovo divulgou a lista completa dos aparelhos que serão atualizados, abandonando todos os modelos de 2014 e o Moto G3 de 2015:

Confirmados: Moto G4, Moto G4 Play e Moto G4 Plus, Moto Z, Moto Z Play, Moto G3, Moto X Style, Moto X Play, Moto X Force.

Samsung

O primeiro celular atualizado foi o Galaxy Note 7, que saiu de linha após problemas de superaquecimento. A empresa confirmou recentemente o update de algumas linhas.

Confirmados: Galaxy S7, Galaxy S7 Edge, Galaxy Note 5, Galaxy S6, Galaxy S6 Edge, Galaxy S6 Edge Plus, Galaxy A3, Galaxy A8.

LG

Outra empresa que não tem um bom histórico em relação a atualizações de sistema. Entre os aparelhos que a companhia tem no mercado, apenas o G5 está confirmado. A LG vai lançar em setembro o V20, que será o primeiro a sair de fábrica com o Nougat.

Confirmados: G5, V20.

Sony

A empresa foi uma das primeiras a passar uma lista completa e detalhada dos aparelhos que serão atualizados. Curiosamente, o Xperia Z3, que era compatível com a versão de desenvolvedores do Android 7.0, não consta entre os selecionados.

Confirmados: Xperia Z3+, Xperia Z5, Xperia Z5 Compact, Xperia Z5 Premium, Xperia X, Xperia XA, Xperia XA Ultra e Xperia X Performance.

Asus

A empresa está enfrentando alguns problemas com a atualização do sistema operacional e, inclusive, suspendeu temporariamente o update que só está disponível para dois modelos.

Confirmados: Zenfone 3 e Zenfone 3 Deluxe.