Ciência e Tecnologia

Pesquisa mostra qual a melhor internet 4G do Brasil

No ranking geral, a Vivo foi a única das gigantes que não conseguiu superar suas rivais

Por Olhar Digital 18/01/2017 18h25
Pesquisa mostra qual a melhor internet 4G do Brasil
Reprodução - Foto: Assessoria

Uma pesquisa realizada pela OpenSignal revelou qual é a melhor operadora de internet móvel 4G no Brasil. A campeã foi a Claro, que manteve a melhor velocidade de download no 4G em relação às concorrentes. No ranking geral, a Vivo foi a única das gigantes que não conseguiu superar suas rivais em nenhuma das categorias analisadas.

A análise levou em conta seis pontos cruciais: velocidade de download no 4G, velocidade de download no 3G, velocidade de download geral, latência 4G, latência 3G e disponibilidade do 4G. As três primeiras categorias foram dominadas pela Claro, enquanto a Oi teve o melhor desempenho na latência em 4G, a Nextel liderou em latência 3G e a TIM foi a líder em disponibilidade do 4G.

Em números, a Claro obteve médias altas no 4G (27,45 Mbps), 3G (3,91 Mbps) e geral (10,14 Mbps). Para efeito de comparação, nas redes 4G, a Vivo ficou em segundo (21,29 Mbps) e foi seguida por Oi (14,61 Mbps) e TIM (12,05 Mbps). No 3G, a ordem se inverte com a TIM na segunda colocação, Vivo em terceiro e Oi em quarto lugar. A Nextel não foi contabilizada porque não oferece 4G em todo o território nacional.

Na questão de disponibilidade do 4G no Brasil, a TIM é a líder com 59,21% das redes móveis atendidas pelo padrão LTE. A Vivo vem em segundo lugar (56,76%), seguida por Claro (49,45%) e Oi (43,35%).

Vivo em queda

No estudo realizado em julho pela OpenSignal, pouco antes das Olimpíadas do Rio, a Vivo liderou com folga no quesito de velocidade do 4G, com 18,57 Mbps. A empresa também foi líder em latência 4G, velocidade de download no 3G (com empate técnico com a Claro e a TIM) e disponibilidade.