Ciência e Tecnologia
Golpe do WhatsApp promete mudar cor do aplicativo; mais de 1 milhão já caíram
Cibercriminosos induzem os usuários a compartilhar a fraude com outros dez contatos e cinco grupos alegando a necessidade de uma “verificação de usuário”
De tempos em tempos, novos esquemas aparecem com o objetivo de roubar dados dos internautas e, mesmo com as recomendações de segurança, muitas pessoas ainda acabam caindo nos golpes.
Segundo a PSafe, o mais novo deles já fez mais de 1 milhão de vítimas e é disseminado por hackers via WhatsApp. O usuário recebe uma mensagem com a possibilidade de ativar uma nova função que permite personalizar o aplicativo com a sua cor preferida.
Porém, os cibercriminosos induzem os usuários a compartilhar a fraude com outros dez contatos e cinco grupos alegando a necessidade de uma “verificação de usuário”. A partir disso, a pessoa é direcionada a uma página que leva à instalação de outros apps, sendo que a cada novo aplicativo baixado pelo usuário o hacker ganha dinheiro.
Para evitar esse tipo de ataque, a recomendação é ter um antivírus instalado e atualizado, além de evitar abrir links enviados por desconhecidos. É importante que os usuários também desconfiem de novas funções que não foram divulgadas oficialmente pela empresa.
Mais lidas
-
1Apex-Brasil
Missão na Índia amplia oportunidades comerciais para a Região Nordeste
-
2apresentação
Show gratuito de K-Pop reúne fãs no Shopping Pátio Maceió neste domingo
-
3Levantamento
AL tem 15 trechos de praia impróprios para banho
-
4Neste sábado (21)
CSA e CRB duelam por uma vaga na final do Campeonato Alagoano
-
5Suspense e espionagem
'Unfamiliar' é baseada em fatos reais? O que é verdade na série



