Ciência e Tecnologia

Novo Bluetooth chega hoje para fabricantes; veja o que muda

Novo padrão deve permitir que os dispositivos se comuniquem com o dobro da velocidade

Por Olhar Digital 07/12/2016 19h57
Novo Bluetooth chega hoje para fabricantes; veja o que muda
Reprodução - Foto: Assessoria

A partir de hoje, fabricantes de dispositivos eletrônicos poderão incorporar a tecnologia de comunicação Bluetooth 5 em seus aparelhos. Trata-se da versão mais nova do Bluetooth, anunciada em setembro, que deve fazer com que os dispositivos se comuniquem por esse meio de maneira mais eficaz.

Conforme anunciado anteriormente, o novo padrão deve permitir que os dispositivos se comuniquem com o dobro da velocidade, e deve proporcionar a eles um alcance até quatro vezes maior. Isso permitirá, por exemplo, que o seu celular continue conectado a uma caixa de som Bluetooth mesmo que você leve ele até a sala vizinha.

O diretor de estratégia de negócios do Bluetooth SIG (o grupo que gerencia a tecnologi), Chuck Sabin, disse ao The Verge que o objetivo dessas melhorias é "aumentar a qualidade geral das conexões e torná-las mais interoperáveis". Também com esse fim, o novo padrão fará com que aparelhos Bluetooth sofram menos interferência de redes LTE e Wi-Fi.

Chegando devagar

Embora o Bluetooth 5 tenha chegado hoje para os fabricantes, ele ainda deve levar de dois a seis meses para chegar aos consumidores. Afinal, os fabricantes ainda precisarão produzir os aparelhos que usarão esse protocolo de comunicação. Mesmo assim, apenas os dispositivos novos serão compatíveis, então é possível que ainda leve alguns anos até que você possa aproveitar as vantagens do novo padrão.

Mesmo assim, outras novidades para o Bluetooth devem chegar em 2017. A próxima versão desse padrão de comunicações poderá incluir um recurso chamado de "mesh networking", algo como "redes em malha". Com essa função, dispositivos Bluetooth poderão aumentar seu alcance "pulando" de um aparelho para outro - assim se você tiver dois aparelhos Bluetooth em cantos opostos da casa e um no meio, os das pontas conseguirão se comunicar entre si usando o do meio como plataforma.