Ciência e Tecnologia
Malware disfarçado de imagem usa Facebook para se espalhar entre usuários
Ao clicar na imagem, o Facebook abre um site disfarçado como YouTube
Um pesquisador de segurança chamado Bart Blaze descobriu um novo malware que está se espalhando no Facebook, disfarçado de um arquivo de imagem, que pode ser enviado pelo Facebook Messenger. Quando baixado em um computador, ele faz o download automático de diversos arquivos maliciosos, sem que o usuário perceba.
Blaze explica que as imagens estão salvas no formato .SVG, que é um formato de legítimo de imagens, mas também é capaz de transportar conteúdo incorporado, como códigos de JavaScript. Isso faz com que a imagem possa ser um vetor de malware no computador de alguém que só queria baixar uma foto.
Ao clicar na imagem, o Facebook abre um site disfarçado como YouTube. A página então pede ao usuário que baixe um codec para que consiga assistir ao vídeo. Ao baixar a extensão, o usuário recebe mais malware.
Segundo o pesquisador, a extensão é capaz de alterar os dados do usuário e até comprometer sua conta no Facebook. É isso o que estaria ajudando a espalhar o malware. A extensão maliciosa já foi removida do Chrome, mas ainda é importante prestar atenção a todos os links na rede social.
Mais lidas
-
1Diversidade
Coletivo transforma estande em vitrine de arte autoral e diversidade
-
2Competição
Nadador alagoano Alexandre Júnior conquista três medalhas nas Paralimpíadas Universitárias em São Paulo
-
3Fim de uma era no JN!
Saiba quanto William Bonner vai ganhar no Globo Repórter
-
4Mutirão
Procon Maceió participa de Mutirão de Negociação Financeira
-
5Maceió
Grupo de Trabalho formado pela Câmara, Município e Judiciário vai estruturar combate à mendicância infantil




