Ciência e Tecnologia

WhatsApp: truque mostra quem viu a mensagem mesmo sem o sinal azul

Tanto no Android como no iOS, o procedimento é o mesmo

Por Olhar Digital 10/11/2016 22h49
WhatsApp: truque mostra quem viu a mensagem mesmo sem o sinal azul
Reprodução - Foto: Assessoria

Normalmente, quando um contato lê as mensagens que você enviou pelo WhatsApp, as marquinhas de envio da mensagem mudam da cor cinza para a cor azul. No entanto, é possível que o seu contato desative a opção de confirmação de leitura. Com isso, ele não verá quando você ler as mensagens dele - mas você também não verá quando ele ler as suas.

Mesmo assim, é possível usar um "truque" para ver se o seu contato leu suas mensagens e está demorando para responder, ou se ele realmente não as viu mesmo. Esse truque gira em torno do envio de áudios, cuja confirmação de leitura parece ser processada de maneira diferente pelo aplicativo.

Como fazer

Tanto no Android como no iOS, o procedimento é o mesmo. Primeiramente, é necessário ir até a conversa com um contato que você desconfie que tenha desativado o recurso de confirmação de leitura. Confira isso verificando suas mensagens anteriores: caso elas estejam com as marquinhas cinzas mesmo depois de a pessoa ter respondido às suas mensagens, é sinal de que o recurso está desativado para aquele contato.

Em seguida, envie mais algumas menagens de texto para a pessoa; caso a pessoa não tenha respondido às suas últimas mensagens. Envie então um áudio para a pessoa. Não importa o que ele contenha: pode até ser um segundo de silêncio que você pode dizer depois que enviou sem querer. O que importa é que seja um áudio.

Como dito acima, a confirmação de "leitura" dos áudios parece ser processada diferentemente das mensagens de texto. Por isso, os áudios sempre exibem confirmação quando sao ouvidos, mesmo que a pessoa tenha desativado a confirmação de leitura de mensagens de texto.

Isso significa que quando o seu contato ouvir o áudio que você enviou - por mais insignificante que ele seja - você verá a confirmação. E então você saberá que, além do áudio, ela leu as mensagens que você enviou antes. Se ela não responder mesmo depois de ouvir o áudio, não será por não ter lido.