Ciência e Tecnologia
Google é acusado de retirar serviços de concorrentes dos resultados de busca
Feito pode ter causado prejuízo na arrecadação de dinheiro pelo tráfego perdido

O Google está sendo acusado de ocultar endereços da concorrente ProtonMail dos resultados nas buscas realizadas pelo site. O feito pode ter causado prejuízo na arrecadação de dinheiro pelo tráfego perdido.
A empresa fornece contas de e-mail aos usuários e se tornou um serviço bastante popular no exterior desde o lançamento, em 2014. De acordo com a empresa, antes do suposto boicote, o serviço prestado aparecia entre o primeiro ou segundo quando pesquisado no Google.
Ainda segundo a ProtonMail, a empresa entrou em contato com o Google para descobrir o que poderia estar acontecendo e que até o presidente do Google foi solicitado, mas não receberam nenhuma resposta. A companhia chegou até mesmo a postar publicamente no Twitter para o Google esperando alguma solução. Com a medida, o crescimento da ProtonMail caiu cerca de 25% no período.
Após a insistência, o Google corrigiu o problema da empresa e os resultados voltaram a aparecer. Apesar da situação resolvida, a ProtonMail lembrou do risco da monopolização dos serviços de busca na internet que podem controlar diversas outras empresas de forma indireta, como neste caso.
Além disso, o incidente também mostrou que o território dominante do Google ultrapassa facilmente as barreiras regionais. A empresa norte-americana controla mais de 90% do tráfego de busca na Europa, por exemplo. Vale lembrar que a Comissão Europeia vem há algum tempo tentando exigir maior transparência do Google.
Mais lidas
-
1PROGRAME-SE
Comércio de Maceió fecha no Dia do Comerciário; shoppings funcionam parcialmente
-
2Mistérios, romances e reviravoltas!
O que aconteceu com a jovem Cadence na série Mentirosos?
-
3Sobrevivência nas profundezas
A impressionante histórial real por trás de 'O Último Respiro'
-
4Sem Alma existe?
Quem é o verdadeiro Sem Alma da série brasileira 'DNA do Crime'?
-
5Trágico!
Jogo final! Reviravolta da jogadora 222 é a coisa mais triste que a série 'Round 6' já fez