Ciência e Tecnologia

Hacker vaza dados de 50 milhões de internautas e brasileiros estão na lista

Criminoso aproveitou de brechas em bancos de dados sem criptografia para conseguir os dados

Por Olhar Digital 04/11/2016 21h54
Hacker vaza dados de 50 milhões de internautas e brasileiros estão na lista
Reprodução - Foto: Assessoria

Um hacker vazou informações de mais de 50 milhões de internautas do mundo inteiro e o Brasil foi o segundo país mais afetado, com cerca de 1,2 milhão de brasileiros com dados divulgados na internet.

Segundo a PSafe, entre as informações vazadas estão nome completo, endereço, e-mail, cargo profissional, valor salaria, dados bancários e de cartão de crédito, entre outros dados cadastrais. Na lista de atingidos estão funcionários da NASA, membros do governo brasileiro e de outros países.

O criminoso aproveitou de brechas em bancos de dados sem criptografia para conseguir os dados. As informações foram disponizilizadas, primeiramente, no serviço de armazenamento na nuvem MEGA e apagadas pela plataforma ao perceber o teor do material. O hacker, depois, distribuiu o conteúdo na deep web. 

A empresa de segurança lembra que é importante que os internautas mantenham o antivírus instalado e atualizado, usem senhas fortes, que misturem letras, números e caracteres especiais, e evitem o acesso a redes Wi-Fi, links e apps desconhecidos.