Ciência e Tecnologia

Conheça as novidades da próxima grande atualização do Windows 10

Jornalista Brad Sams, do site Thurrot.com, uma das principais referências em termos de Microsoft, revelou as novidades que estão por aí

Por Olhar Digital 28/10/2016 17h48
Conheça as novidades da próxima grande atualização do Windows 10
Reprodução - Foto: Assessoria

A Microsoft anunciou o Creators Update para o Windows 10, que deve trazer várias novidades para quem, como o nome da atualização diz, realiza trabalho criativo com a plataforma. No entanto, se você não é uma destas pessoas, também haverá outras novidades que podem afetar a forma como você usa o sistema também.

O jornalista Brad Sams, do site Thurrot.com, uma das principais referências em termos de Microsoft, revelou as novidades que estão por aí, mas que a Microsoft não anunciou publicamente.

Nova Central de Ações

A área será bastante reformulada, com ações rápidas modificadas, e controles precisos de volume e brilho. Este último é especialmente importante, porque atualmente a central de ações o Windows 10 permite apenas saltos de 25% (0, 25%, 50% e 75% e 100%), sem oferecer nenhuma alternativa no meio.

Melhor personalização de cores

Você já ajustou as cores do seu Windows? Se sim, deve ter percebido que o sistema oferece tons pré-determinados de cores para personalização, com variações limitadas de azul, vermelho, etc... A partir da próxima atualização, o usuário terá uma ferramenta mais avançada de seleção de cores que permitirá escolher a tonalidade que o usuário preferir para combinar com o papel de parede.

Temas na loja do Windows

Cansou da cara do seu Windows e quer usar temas? A Microsoft vai adicionar uma opção de personalização na loja do Windows, que permitirá adquirir coleções de temas para alterar a aparência do Windows 10. É possível e provável que algumas das alternativas sejam pagas. Entre estas coleções estão temas de Minecraft e League of Legends. É possível que estes temas também sejam aplicados à dashboard do Xbox One.

Uma barra de Pessoas

A Microsoft demonstrou uma ferramenta de integração com pessoas que coloca seus principais contatos na barra de ferramentas do Windows 10. Isso vai incluir também pequenos widgets que permitirão contatar mais rapidamente estes amigos por meio do Skype ou email, que permitem alternar estas duas opções na mesma janela.

Groove Music Maker

Para quem gosta ou tem curiosidade de criar músicas, uma nova ferramenta para tal parece estar a caminho. O software deve ser simplificado e voltado para o uso com telas de toque, com a possibilidade de escolher trechos de uma biblioteca, misturar sons de instrumentos, modificar o ritmo e duração das faixas.

Suporte a canetas no Word

Se você quiser rabiscar seus documentos no Word, o suporte para isso está chegando; basta ter uma tela sensível ao toque. A Microsoft havia revelado a intenção com a chegada do Windows Ink na atualização de aniversário, mas a ferramenta completa só deve ser disponibilizada com o Creators Update. Isso inclui manipular e remover texto, além de escrever comentários.

Melhorias nas abas do Edge

O novo recurso do Edge parece ser um gerenciador de sessões, que permite restaurar as abas abertas antes de fechar o navegador ou reiniciar o computador. Isso também deve incluir as abas fechadas há dias ou até mesmo semanas.

Windows Defender melhorado

O software de segurança native do Windows será renovado. Atualmente, ele existe como um aplicativo clássico win32 desktop, mas a Microsoft parece estar transformando o serviço em um aplicativo universal moderno. É um passo para eliminar a necessidade de transição entre duas interfaces quando o usuário está ajustando as configurações simples do Windows 10.