Ciência e Tecnologia

Microsoft admite que perdeu a batalha dos celulares

“Claramente nós perdemos a chance com os celulares, sem dúvidas", afirmou o principal executivo da Microsoft

Por Olhar Digital 26/10/2016 18h57
Microsoft admite que perdeu a batalha dos celulares
Reprodução - Foto: Assessoria

Até mesmo se você for fã do Windows nos celulares, precisa admitir: a Microsoft nunca engrenou neste mercado. Mesmo em seus melhores momentos, o sistema nunca foi além dos 5% do mercado global. E agora a Microsoft parou de tentar dourar a pílula e admitiu que perdeu a batalha, segundo o próprio CEO Satya Nadella.

A declaração foi feita no jantar de abertura da conferência WSJD Live, organizada pelo jornal Wall Street Journal. Na ocasião, Nadella disse que “não havia dúvida” de que a oportunidade foi perdida na área de mobilidade.

“Claramente nós perdemos a chance com os celulares, sem dúvidas. Nossa meta agora é garantir que iremos crescer em outras novas categorias”, afirmou o principal executivo da Microsoft.

Apesar de a declaração ser profundamente sincera, ela não chega a ser surpreendente para quem acompanha as últimas ações da empresa. A Microsoft já demitiu quase todos os funcionários que vieram junto com a aquisição da Nokia e não lança um novo Lumia há um ano. Ao que tudo indica, a empresa já abandonou a marca e pretende lançar um Surface Phone no ano que vem, mas a esta altura é difícil imaginar que ele mude a maré da companhia nos smartphones, servindo mais como uma forma de manter os fãs por perto.

O que a empresa tem, sim, feito, e com sucesso, é redirecionar seus esforços para outras categorias que podem crescer nos próximos anos. Realidade virtual e aumentada foram destaques no evento recente da empresa, e o Surface Pro tem crescido, incentivando a companhia a expandir a linha com o laptop Surface Book e o desktop Surface Studio. A empresa também tem investido pesado em inteligência artificial, tecnologia que a indústria acredita ser capaz de substituir os apps como conhecemos atualmente em alguns anos.