Ciência e Tecnologia

Microsoft anuncia grande atualização para Windows 10 em 2017

Atualização permitirá que as parceiras da Microsoft, como a HP, Dell, Lenovo, Asus e Acer, lancem desktops com dispositivos de realidade virtual

Por Olhar Digital 26/10/2016 19h50
Microsoft anuncia grande atualização para Windows 10 em 2017
Reprodução - Foto: Assessoria

A Microsoft anunciou hoje durante seu evento em Nova York uma atualização para Windows 10 chamada "Creators Update". A atualização será focada na criação de conteúdo em 3D e em realidade mista para o dispositivo HoloLens e em realidade virtual para outros equipamentos.

A atualização permitirá que as parceiras da Microsoft, como a HP, Dell, Lenovo, Asus e Acer, lancem desktops com dispositivos de realidade virtual. Esses acessórios terão preços a partir de US$ 299, e funções semelhantes a aparelhos muito mais caros, como o Oculus Rift e o HTC Vive.

Será possível criar, escanear e compartilhar experiências em 3 dimensões usando aplicativos atualizados da Microsoft, como o Paint 3D, a maior atualização que o aplicativo já teve. Em seguida, será possível explorar essas criação usando os dispositivos de realidade aumentada e virtual da empresa.

Jogos

O Creators Update também trará uma série de atualizações interessantes para usuários focados em jogos. A tecnologia de transmissão de jogos Beam será incorporada ao próprio Windows, o que facilitará que usuários comecem a transmitir o seu jogo pela internet. Usuários assistindo às transmissões também poderão interagir com o jogador por meio de mensagens, botões de sugestão e sistemas de áudio. 

A atualização também facilitará a criação de competições, torneios e desafios entre amigos usando o recurso Arena, do Xbox Live. Por meio da ferramenta, é possível escolher o jogo, modo de jogo, quais pessoas convidar e marcar o evento, incluindo mandar avisos para os seus amigos. O Creators Update também trará ao Xbox One S e a PCs com Windows 10 suporte para áudio de alta fidelidade, como o Dolby Atmos.

Redes sociais

Segundo a empresa, a maior parte das comunicações entre pessoas por meio de redes sociais acontecem com um número reduzido de pessoas. Para priorizar essas pessoas no Windows, a Microsoft permite unir uma série de ferramentas de comunicação no Windows 10. Por exemplo, o sistema operacional unirá o Skype com mensagens SMS, que aparecerão todas no desktop dos usuários.

Os principais contatos dos usuários serão msotrados na barra de tarefas, na parte inferior do Windows, e poderão facilmente enviar pequenas mensagens, como emojis, que aparecerão diretamente para o usuário.

Lançamento

Nesta semana, a empresa já lançará uma versão prévia do Creator's Update para usuários inscrtos no programa Windows Insider. A expectativa da empresa é lançar a versão completa da atualização no começo de 2017.