Cidades

Furto de cabos ameaça abastecimento em cidades do Agreste

Equipamentos foram furtados na noite do sábado (19)

Por Redação com Rádio Sampaio 21/09/2026 08h32
Furto de cabos ameaça abastecimento em cidades do Agreste
Estação ficou sem capacidade de operação - Foto: Reprodução

Cerca de 300 metros de cabos elétricos foram furtados na noite deste sábado (19) da estação da Barragem do Bálsamo, nas imediações de Palmeira dos Índios, na divisa entre Alagoas e Pernambuco. 

A ação criminosa danificou o sistema responsável pelo funcionamento das bombas e pode comprometer o fornecimento de água em Palmeira dos Índios, Estrela de Alagoas e outras localidades da região.

Segundo informações divulgadas pela Rádio Sampaio, os criminosos invadiram a estação e cortaram os cabos ligados aos motores. Também foram levados fios de cobre instalados no padrão de entrada de energia elétrica da Equatorial.

Com os equipamentos danificados, a estação ficou impossibilitada de funcionar normalmente na captação e distribuição de água. Até o momento, não há previsão para a reposição dos cabos, recuperação do sistema elétrico ou normalização do abastecimento.

Durante a vistoria, foram encontradas galochas no local. Uma das suspeitas é de que os autores tenham chegado de barco pela margem pernambucana da barragem, já que não foram identificados sinais de veículos no acesso por terra.

Enquanto os reparos não são realizados, moradores das áreas afetadas são orientados a economizar a água disponível nos reservatórios e evitar desperdícios.