Cidades

Maceió aposta em rede de fibra óptica compartilhada

Modelo permite troca da infraestrutura por diferentes provedores e facilita mudança de operadora de internet aos usuários

Por Ana Paula Omena - repórter / Tribuna Independente 21/08/2026 08h35
Maceió aposta em rede de fibra óptica compartilhada
Presidente da Aspeal, Ângelo Rosa diz que rede neutra combate o execesso de cabos nos postes da cidade - Foto: Edilson Omena

O excesso de cabos de internet nos postes de Maceió é um problema que envolve infraestrutura, manutenção e poluição visual. Para enfrentar esse cenário, a Associação dos Provedores de Internet de Alagoas (Aspeal) implantou a Rede Neutra Alagoana (RNA), modelo em que diferentes empresas podem utilizar uma mesma estrutura de fibra óptica.

A proposta foi apresentada no TH Entrevista pelo presidente da Aspeal, Ângelo Rosa. Segundo ele, em vez de cada provedor construir sua própria rede, a infraestrutura passa a ser compartilhada.

Atualmente, Maceió tem quase 100 empresas licenciadas que operam no setor, de acordo com ele. A concentração de redes independentes faz com que diferentes empresas mantenham cabos e equipamentos nos mesmos postes.

“Na rede neutra, os provedores conectam seus serviços a uma infraestrutura única. Para o consumidor, o modelo pode facilitar a mudança de operadora, já que não seria necessário instalar um novo cabo quando outra empresa já estiver disponível na mesma rede”, destacou Ângelo Rosa. A proposta, segundo ele, também pode reduzir intervenções nos postes e o uso de materiais. Em situações de acidentes ou problemas na rede, a manutenção passa a ser concentrada em uma infraestrutura compartilhada.

Outro efeito esperado é o aumento da concorrência. Pequenos provedores que hoje atendem apenas determinados bairros podem utilizar a rede para ampliar a área de atuação conforme a infraestrutura estiver disponível.

Ângelo Rosa salientou que a RNA já está em funcionamento em bairros da parte alta de Maceió, incluindo Clima Bom, Santa Amélia, parte do Tabuleiro e Cidade Universitária. A implantação segue um cronograma por regiões.

O Centro de Maceió também está entre as áreas consideradas prioritárias. Segundo Ângelo Rosa, o problema é agravado pela quantidade de salas comerciais instaladas sobre as lojas. A rotatividade desses espaços gera novas solicitações de instalação de internet e, consequentemente, novos cabos.

No Beco São José, o presidente da Aspeal relatou ter contado mais de 200 cabos de fibra óptica do tipo drop em um trecho.

A associação também participa do trabalho de organização dos postes. Segundo Ângelo, o Centro e a orla já passaram por ações de organização, e a Avenida Fernandes Lima permite visualizar trechos com e sem intervenção.

A Aspeal atua na regulação da infraestrutura da RNA, com a função de garantir tratamento igual entre os provedores participantes. A estrutura principal fica sob responsabilidade da rede neutra, enquanto os provedores fazem a conexão entre as caixas de atendimento e os clientes. A entrevista completa com Ângelo Rosa está disponível no canal Tribuna Hoje no YouTube, no site do Tribuna Hoje e na programação do canal 12 – TV COM da Net/Claro.