Cidades
Julho registra só 2,66% da chuva prevista em Maceió
Embora julho seja um dos meses mais chuvosos do ano em Maceió, os primeiros dias do mês têm apresentado precipitações bem abaixo da média histórica. De acordo com o monitoramento do Centro Integrado de Monitoramento e Alerta da Defesa Civil Municipal (CIMADEC), até esta segunda-feira (13), foram registrados apenas 7,2 milímetros de chuva, o que representa 2,66% dos 271 milímetros esperados para todo o mês.
Apesar do baixo volume registrado até agora, o cenário não indica, necessariamente, que julho terminará com precipitação abaixo da média. Isso porque a distribuição das chuvas ao longo do mês pode variar significativamente.
Segundo o meteorologista e coordenador do CIMADEC, Hugo Carvalho, a quantidade de chuva prevista para um mês não precisa ocorrer de forma uniforme.
"É importante entender que esses valores representam uma média histórica. A chuva pode ficar concentrada em poucos dias ou ocorrer de forma mais distribuída ao longo do mês. O fato de estarmos com poucas chuvas neste momento não significa, necessariamente, que julho terminará abaixo da média."
O meteorologista destaca que os sistemas atmosféricos que influenciam a chuva no litoral de Alagoas podem provocar mudanças rápidas nas condições do tempo, fazendo com que grandes volumes sejam registrados em um curto intervalo.
"Em alguns anos, observamos eventos em que boa parte da precipitação mensal ocorre em apenas dois ou três dias. Por isso, o acompanhamento diário é fundamental para identificar qualquer mudança no cenário e emitir alertas à população, caso necessário", acrescenta.
Mesmo com a redução das chuvas neste início de mês, a Defesa Civil segue monitorando continuamente as condições meteorológicas por meio de estações pluviométricas, radares e modelos de previsão.
Para os próximos dias, a previsão indica predomínio de sol e variação de nuvens, com possibilidade de chuvas isoladas apenas na quarta-feira (15). Além disso, não há alertas vigentes emitidos pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) nem pelo Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) para Maceió.
A Defesa Civil orienta que a população acompanhe os canais oficiais do órgão para receber informações atualizadas sobre as condições do tempo e eventuais alertas meteorológicos.
Mais lidas
-
1Dramão de tirar o fôlego!
Longe Demais: Série turca da HBO Max reúne um funeral, um clã e uma mãe encurralada
-
2Duro de Matar feminino
A Protetora voltou ao top 1 da Netflix hoje e virou o filme mais assistido do momento; veja trailer
-
3Cinema
Dependência, culpa e destruição! Entenda o final trágico de Nikki e Bear no filme 'Obsessão'
-
4Cinema
Quem são os 4 heróis mais inteligentes confirmados em Vingadores: Doutor Destino?
-
5Casamento, mistério e uma crise de identidade
Enola Holmes 3 final explicado: Quem sequestrou Sherlock e quem é Adeline Rathe?





