Cidades
Repórter do Tribuna Hoje é finalista do Prêmio Abracopel de Jornalismo
Lucas França concorre com reportagem sobre acidentes de origem elétrica e destaca reconhecimento ao jornalismo alagoano
O repórter do portal Tribuna Hoje, veículo que é um produto da Cooperativa dos Jornalistas e Gráficos do Estado de Alagoas (Jorgraf), Lucas França, é um dos finalistas do 19º Prêmio Abracopel de Jornalismo. O jornalista concorre com a matéria: Alagoas registra 79 ocorrências de acidentes de origem elétricas em 2024, publicada no dia 03 de julho de 2025 que aborda os riscos e os números de acidentes de origem elétrica em Alagoas.
A reportagem destaca dados divulgados pela Abracopel, que apontam que o estado registrou 79 ocorrências de acidentes elétricos em 2024, resultando em 46 mortes, sendo 44 provocadas por choques elétricos e duas por incêndios relacionados à eletricidade.
Para o jornalista, a indicação já representa uma conquista importante para o trabalho desenvolvido pela imprensa alagoana.
“Só em ser finalista já me sinto vitorioso. Isso mostra que os veículos e profissionais alagoanos estão fazendo um trabalho muito bom, capaz de concorrer com grandes nomes e empresas conhecidas nacionalmente. Trabalhar em uma cooperativa que, querendo ou não, tem menos meios para fazer grandes produções, seja por falta de estrutura, financeiro ou grandes equipes, e a gente ficar entre os finalistas já é motivo para comemorar e seguir adiante”, disse o repórter Lucas França.
Flávio Peixoto, diretor administrativo da Jorgraf, ressaltou a importância dos profissionais e do veículo participarem dessas premiações.
"Muito importante essa conquista para nossa Jorgraf ter um trabalho do nosso cooperado Lucas França como finalista na 19 Prêmio da Abracopel, principalmente por se tratar de um de uma mídia multiplataforma".
Os vencedores do 19º Prêmio Abracopel de Jornalismo serão anunciados no dia 31 de março, durante cerimônia realizada na sede da Fiesp, em São Paulo. Na ocasião, os vencedores de cada categoria receberão troféu, enquanto todos os finalistas serão contemplados com medalhas exclusivas da premiação.
Além das categorias tradicionais, a premiação contará com duas categorias especiais: o Prêmio Especial Anuário Estatístico Abracopel, que reconhece matérias que utilizaram dados do levantamento anual da entidade, e o Prêmio Especial Qualifio, que destaca reportagens sobre o impacto do mercado irregular de fios e cabos elétricos.
Durante o evento, também será lançado o Anuário Estatístico de Acidentes de Origem Elétrica 2026, ano base 2025, com dados atualizados sobre ocorrências envolvendo choques elétricos, incêndios por sobrecarga e descargas atmosféricas em todo o país.
Mais lidas
-
1Treta
Ex-jogador Edilson Capetinha é expulso do BBB 2026 após agressão a colega
-
2Celebridades na Sapucaí
Veja 7 estrelas internacionais que vão curtir a folia no Brasil
-
3O caso de Szopienice
A impressionante história real por trás da série Filhos do Chumbo
-
4Programe-se
Carnaval muda horários de shoppings e do comércio do Centro de Maceió
-
5Ações caem
Braskem dá calote de R$ 3,6 bi no Banco do Brasil



