Cidades

Urbanização do Renasce Salgadinho entra na reta final de serviços

Parque linear da Avenida Humberto Mendes terá cinco praças suspensas, sendo duas com fontes interativas

Por Dinêz Costa / Ascom Seminfra 18/02/2026 11h02
Urbanização do Renasce Salgadinho entra na reta final de serviços
Diversos serviços ocorrem simultaneamente no Poço - Foto: Julya Beatriz / Ascom Seminfra

Com serviços acelerados, a etapa de urbanização do Renasce Salgadinho entra na reta final, com 75% de execução. Os trabalhos se concentram num raio de 1 km, na Avenida Humberto Mendes, no Poço, onde está sendo construído um parque linear sobre o riacho Salgadinho.

O parque será composto por áreas de convivência e contemplação, além de ciclovia em todo o trajeto, mobiliários modernos, equipamentos de ginástica e playground.

O projeto engloba seis travessias e sete decks de contemplação. As lajes das travessias que abrigarão as praças e áreas de contemplação estão sendo concluídas.

Serão cinco praças suspensas sobre o Salgadinho. Destas, três terão uma ala com piso de vidro. A estrutura metálica dos pisos de vidro também está em execução. Duas praças possuirão fontes interativas, cujos tanques já estão sendo construídos. As fontes são uma espécie de chafariz, com os jatos de água saindo do piso.

Vários serviços ocorrem simultaneamente, como por exemplo, a construção de bancos em alvenaria, a concretagem de ciclovia e das faixas de pedestres elevadas, a instalação de passeio em piso intertravado, pavimento sextavado, passeio em marcopiso, plantio de grama, assentamento de meio-fio e execução de bocas de lobo do sistema de drenagem.

Os trabalhos realizados pela Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminfra) incluem a recuperação das vias próximas à Avenida Deputado Humberto Mendes, que estão sendo revitalizadas.

Segundo Rodrigo Cunha, vice-prefeito de Maceió e titular da Seminfra, equipes da pasta atuaram nos três turnos, sem interrupções durante o Carnaval, a fim de concluir a obra no menor tempo possível.

“Essa é uma obra bastante aguardada pela população, especialmente as pessoas que residem ou trabalham na região do Salgadinho. Além da requalificação ambiental que foi efetivada ao longo de 2025, finalmente estamos muito próximos de entregar um novo espaço público com diversas opções para o lazer e a prática de exercícios físicos”, afirmou Cunha.