Cidades

Arquidiocese de Maceió lança Campanha da Fraternidade 2026 com coletiva para imprensa

Evento abordará o tema “Fraternidade e Moradia” e ações em âmbito local e nacional

Por Tribuna Hoje com assessoria 16/02/2026 11h15
Arquidiocese de Maceió lança Campanha da Fraternidade 2026 com coletiva para imprensa
Arquidiocese de Maceió lança Campanha da Fraternidade 2026 com coletiva para imprensa - Foto: Divulgação

O arcebispo metropolitano de Maceió, Dom Beto Breis, convida a imprensa alagoana para a coletiva de lançamento da Campanha da Fraternidade (CF) 2026, que será realizada nesta quarta-feira (18), às 10h, no auditório do Seminário Nossa Senhora da Assunção, no bairro do Farol, em frente ao Colégio Marista.

Além do arcebispo, participarão da apresentação a Equipe Arquidiocesana para Campanhas e a Pastoral da Moradia e Favela, que contextualizarão o tema da CF — “Fraternidade e Moradia” — relacionando-o à realidade local e nacional e detalhando as ações previstas ao longo do ano.

O Setor de Comunicação da Arquidiocese solicita que os veículos interessados confirmem presença pelo WhatsApp (82) 9977-0494, canal também disponível para esclarecimentos.

Abertura da Campanha da Fraternidade em Maceió


A abertura oficial da CF ocorrerá em todo o país durante a Missa de Cinzas, marcando o início da Quaresma. Na Arquidiocese de Maceió, Dom Beto Breis presidirá a celebração às 19h, em frente à antiga Igreja Matriz do Bom Parto. Segundo o arcebispo, o gesto simboliza solidariedade às vítimas da mineradora que retirou 60 mil pessoas de suas casas, muitas das quais ainda aguardam acesso aos seus direitos.

Contexto nacional


Dados da Fundação João Pinheiro indicam que, em 2023, o déficit habitacional no Brasil atingiu 5,97 milhões de moradias, com mais de 27 milhões de domicílios considerados inadequados. Além disso, o Observatório Brasileiro de Políticas Públicas com a População em Situação de Rua aponta que mais de 365 mil pessoas vivem em situação de rua no país.

A Campanha da Fraternidade 2026 busca, assim, promover reflexão e ação sobre a importância da moradia digna como direito fundamental e instrumento de justiça social.