Cidades

Operação Carnaval da PM/AL começa nesta sexta

Em entrevista à TV Tribuna, coronel Neyvaldo Amorim explica que mais de quatro mil homens atuarão nos quatro dias de festa carnavalesca na capital e no interior

Por Claudio Bulgarelli - repórter / Tribuna Hoje 13/02/2026 09h07 - Atualizado em 13/02/2026 10h35
Operação Carnaval da PM/AL começa nesta sexta
Subcomandante Neyvaldo Amorim, diz que mobilização da |PM irá garantir a segurança no estado - Foto: Edilson Omena

A Operação Carnaval 2026 da Polícia Militar de Alagoas (PM/AL) começa hoje, às 6 horas, mobilizando o maior efetivo da história de Alagoas. Serão 4.616 policiais militares distribuídos nos municípios, sobretudo nos principais polos carnavalescos. Cerca de 2.000 agentes estarão de plantão, além de 1.300 viaturas, sendo 1.000 da própria PM e 300 de outros órgãos do Governo do Estado para reforçar a operação.

A informação foi detalhada pelo subcomandante-geral da Polícia Militar de Alagoas, coronel Neyvaldo Amorim, em entrevista exclusiva à reportagem da Tribuna Hoje TV. O coronel, que ocupa um dos cargos de maior hierarquia na corporação, atuando diretamente na gestão estratégica e operacional da segurança pública, afirmou que a PM estará presente em todos os municípios alagoanos, na maior operação de mobilização e deslocamento da história de Alagoas.

“O plano de segurança, que começou com a Operação Verão, em dezembro de 2025, já passou por vários testes com bastante sucesso. A passagem de ano, que levou milhares de pessoas às ruas; o arrastão do cantor Bell Marques, reunindo mais de 500 mil pessoas na orla da capital; as prévias carnavalescas, com o Jaraguá Folia e o Pinto da Madrugada, também em Maceió, tiveram foco no reforço da segurança pública durante a alta temporada, abrangendo todas essas festividades. E agora a Operação Verão, com ações intensificadas que seguem até o fim de fevereiro”, afirmou o coronel.

Nos próximos dias, o efetivo da PM fará policiamento reforçado nas praias dos litorais Norte e Sul, na orla marítima de Maceió e região metropolitana, incluindo o programa Ronda do Bairro, além de pontos estratégicos como o Aeroporto Zumbi dos Palmares e as principais rodovias. O plano inclui unidades especializadas, com atuação do Bope, Rotam, Regimento de Polícia Montada, Companhias de Choque e do Sertão.

O monitoramento também será feito via drones e cerca de 250 câmeras integradas à Central de Comando da Secretaria de Segurança Pública. O Corpo de Bombeiros terá reforço de 80 guarda-vidas por dia e 57 viaturas extras. A operação contará com a fiscalização da Lei Seca, que já registrou diversas autuações por alcoolemia, e saturação de áreas para prevenção de furtos e roubos.

De acordo com o subcomandante, as ações foram traçadas para garantir a segurança e tranquilidade da população no período. “Nosso trabalho será garantir que cada alagoano ou visitante possa aproveitar seu período de carnaval com tranquilidade e segurança. Para isso, realizamos um planejamento estratégico, inteligente e direcionado a prevenir situações indesejadas e assegurar o clima de paz”, destacou o coronel Amorim.

Nos dez municípios do Comando de Policiamento da Região Metropolitana, serão utilizados 485 policiais militares, além de 146 viaturas por dia de festa. Entre os pontos de reforço estão o bairro de Jaraguá, em Maceió, e os municípios de Paripueira, Barra de Santo Antônio, Marechal Deodoro, Pilar e Barra de São Miguel.

As cidades de São Miguel dos Milagres, Porto de Pedras, Maragogi, Matriz do Camaragibe, Murici, São José da Laje e região serão cobertas conforme o planejamento previsto pelo Comando de Policiamento da Região Norte e Zona da Mata. Nos 22 municípios de atuação, serão utilizados 469 policiais militares e 95 viaturas.

A região Agreste concentra o efetivo em cidades como Atalaia, Viçosa, Estrela de Alagoas e Quebrangulo, que concentram vários pontos de folia. Um total de 459 policiais e 104 viaturas garantirão a segurança nos 28 municípios da região. No Sertão, Pão de Açúcar, Delmiro Gouveia, Belo Monte, Piranhas e mais 22 cidades contarão com 327 policiais militares e dezenas de viaturas operacionais. O policiamento na Região Sul emprega um total de 347 PMs e 83 viaturas, cobrindo municípios como Coruripe, Piaçabuçu e Penedo.

O efetivo administrativo das diretorias, seções e batalhões da corporação também será disponibilizado, reforçando, assim, a presença policial e a segurança em todo o Estado.

Veja a entrevista completa com o coronel Neyvaldo Amorim:

Tribuna Hoje - "Operação Carnaval 2026" da Polícia Militar de Alagoas está em vigor - YouTube