Cidades
Em Alagoas, secretários de Comunicação do Nordeste debatem políticas integradas de informação
Encontro promovido pela Câmara Temática do Consórcio alinhou ações regionais para aprimorar gestão pública
A Câmara Temática (CT) de Comunicação do Consórcio Nordeste promoveu, nesta sexta-feira (6), no Centro de Inovação do Jaraguá, em Maceió, o 1º Encontro Nordestino das Secretarias Estaduais de Comunicação, em 2026. Os secretários discutiram, entre outros assuntos, a criação da Agência Nordeste e um cronograma de pesquisas sincronizadas voltadas ao aperfeiçoamento da gestão pública nos nove estados da região.
“Essa integração, esse compartilhamento de informações geram uma governança corporativa e colaborativa que, com certeza, vai ajudar o gestor a trabalhar melhor e o cidadão a estar bem melhor informado”, destacou o secretário de Estado da Comunicação de Alagoas, Wendel Palhares, vice-presidente da Câmara Temática e anfitrião do encontro.
Articulação institucional
O Encontro Regional de Secretarias de Comunicação do Nordeste reúne representantes das secretarias estaduais de Comunicação da região com o objetivo de fortalecer a articulação institucional, promover a troca de experiências e compartilhar boas práticas em comunicação governamental.
Juntos, os secretários buscam estimular a cooperação técnica entre os estados, alinhar estratégias voltadas à transparência, à comunicação pública baseada em evidências e ao enfrentamento da desinformação, além de contribuir para o aprimoramento da relação entre governo e sociedade.
Neste sentido, foi discutida a criação da Agência Nordeste com o objetivo de “gerar um olhar do Nordeste, pelo Nordeste, para o Brasil e para o mundo”, como definiu Cleon Menezes, secretário de Estado de Comunicação de Sergipe e presidente da Câmara Temática.
“Acredito que a discussão trazida hoje, sobre a Agência, é um fato necessário até para que a gente consiga organizar e coordenar todas essas ações de comunicação que são feitas e, logicamente, como eu falei, é trazer o olhar do Nordeste, pelo Nordeste, para o Brasil e para o mundo”, explicou Cleon.
Além dele e de Palhares, compuseram a frente de honra a secretária de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação de Alagoas, Aline Rodrigues; o ex-secretário de Estado da Comunicação de Alagoas, Joaldo Cavalcante; o coordenador executivo do Consórcio Nordeste, Glauber Piva; e a jornalista Mieko Wada, que representou o secretário de Estado da Comunicação do Maranhão, Sérgio Macedo.
Mais lidas
-
1Primeira edição
Intercâmbio na Inglaterra transforma a vida de estudantes da rede municipal de Maceió
-
2Programe-se
Sábado com amistoso: Flamengo e decisões da Copa do Mundo
-
3Dramão de tirar o fôlego!
Longe Demais: Série turca da HBO Max reúne um funeral, um clã e uma mãe encurralada
-
4Duro de Matar feminino
A Protetora voltou ao top 1 da Netflix hoje e virou o filme mais assistido do momento; veja trailer
-
5Cinema
Dependência, culpa e destruição! Entenda o final trágico de Nikki e Bear no filme 'Obsessão'





