Cidades

Vacinação contra a meningite é suspensa na USF do José Tenório após curto-circuito em quadro de energia

Por Valdirene Leão - repórter / Tribuna Hoje 05/02/2026 12h57 - Atualizado em 05/02/2026 13h20
Vacinação contra a meningite é suspensa na USF do José Tenório após curto-circuito em quadro de energia
Pacientes tentam apagar o fogo provocado pelo curto-circuito no quadro de energia da unidade de saúde - Foto: Valdirene Leão

A vacinação contra meningite foi interrompida na Unidade de Saúde da Família (USF) do Conjunto José Tenório, localizada no bairro da Serraria. O incidente ocorreu no final da manhã desta quinta-feira (5), após uma queda de energia causada por um curto-circuito no quadro de energia que alimenta o prédio. O cheiro de fumaça tomou conta das dependências, levando à evacuação do prédio.

De início foi informado que a cozinha do edifício teria sido atingida por um incêndio. Mas, quando as pessoas saíram, perceberam que a fumaça vinha do quadro de energia externo, localizado no muro da unidade de saúde.

Unidade de Saúde foi evacuada após alerta de incêndio no prédio (Foto: Valdirene Leão)

O fogo provocou pequenas explosões na caixa de distribuição, assustando quem estava no local. Em outro momento, o foco de incêndio começou a se espalhar para um amontoado de palhas de coqueiro secas na calçada, mas pacientes conseguiram apagar com o uso de extintor.

O segurança Emerson Dias, de 37 anos, estava na fila da vacinação quando a energia caiu e precisou evacuar o prédio. “Eu senti um cheiro de fumaça e foi pedido para que a gente saísse. Todo mundo que estava dentro precisou sair. A informação era de que havia risco de pegar fogo em todo o posto de saúde”, disse ele.

Agora, com o serviço suspenso, Emerson Dias, que é morador da região vai procurar outra unidade de saúde para se vacinar. “Vou procurar o posto mais próximo”.

Procurou a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) informou que a vacinação será retomada na unidade assim que o problema for resolvido, mas dentro do prazo estabelecido.

“Uma equipe técnica já foi acionada para realizar os reparos na rede elétrica da Unidade e que assim que os reparos forem concluídos, a vacinação será retomada e as pessoas serão imunizadas dentro do prazo estabelecido, sem prejuízo ao usuário”, informou o órgão por meio de sua assessoria de imprensa.

Procurada sobre quando seria reestabelecida a energia na unidade de saúde, a Equatorial informou que seria necessário a informação da conta contrato para fazer a identicação do problema junto ao centro de operação da empresa.

Veja vídeo abaixo: