Cidades
Obras de mobilidade avançam em Maceió com entregas concluídas e novos trechos em execução
Construção e requalificação de vias, calçadas, ciclovias e equipamentos para dar mais fluidez ao trânsito estão entre as ações acordadas entre as autoridades e a Braskem
As obras para melhoria da mobilidade urbana de Maceió, realizadas pela Braskem, avançam e já são realidade no dia a dia de motoristas, ciclistas e pedestres, em diferentes regiões. As avenidas Durval de Góes Monteiro e Menino Marcelo tiveram trechos ampliados com a construção de novas pistas paralelas. Esses dois importantes corredores estão ganhando uma nova conexão com a construção da Via de Ligação. No Bebedouro, na Chã da Jaqueira e imediações, muitas ruas ganharam pavimentação nova.
As ações previstas totalizam mais de 33 quilômetros de ruas e avenidas recuperadas ou construídas, mais de 25 quilômetros de calçadas acessíveis e 11 de ciclovias, iluminação, drenagem, sinalização e semáforos inteligentes. Considerada um dos principais corredores de transporte da cidade, a Durval de Góes Monteiro segue em obras. Toda a extensão da avenida será ampliada e a via passará de 3 para 5 faixas de circulação em cada sentido, somando um total de 10 faixas de circulação. Quando concluída integralmente, a ampliação da Durval terá sua capacidade ampliada em cerca de 60%.
Na primeira etapa das obras, um trecho de 2,2 quilômetros entre o Parque do Horto e o trevo da Tupan foi entregue com novas pistas paralelas, calçadas acessíveis, drenagem, rede elétrica moderna e iluminação em LED. No início do ano, um trecho da etapa 2, com 1 quilômetro de extensão, no sentido Centro – Aeroporto, do trevo da Tupan até a Churrascaria Stella Maris foi concluído e liberado para o tráfego de veículos e pedestres. Os trabalhos continuam no sentido oposto (Aeroporto – Centro). No total, a segunda etapa do projeto tem 3,8 quilômetros de extensão, que vai do trevo da Tupan até o viaduto da BR 316. A ciclovia já foi concluída ao longo de toda a Durval e soma 5,7 quilômetros de faixa segura para ciclistas.
Uma nova e moderna passarela está sendo instalada para a travessia de pedestres nas proximidades do Canaã. A estrutura metálica possui 61 metros de extensão, 5,7 metros de altura e dois elevadores com capacidade para 18 pessoas. Quem trafega pela Avenida Menino Marcelo também teve a rotina modificada a partir da construção da nova pista lateral de 1,8 quilômetro no sentido Centro. O trecho ganhou ciclovia, calçadas acessíveis, nova rede elétrica e iluminação pública.
Nova Via de Ligação
A Nova Via de Ligação conectando bairros da parte alta da cidade está com cerca de 75% pronta. A via expressa de 2,3 quilômetros, com duas pistas de 7m de largura em cada sentido, e duas pontes com mais de 100 metros de extensão, está sendo implantada entre o cruzamento da Rua Galba Novaes de Castro, na Avenida Durval de Góes, e o cruzamento da Rua Audálio Lopes da Silva, na Avenida Menino Marcelo. O projeto prevê, canteiro central nas vias, rotatória, ciclovias e calçadas acessíveis, moderna iluminação pública e mobiliário urbano, como pontos de ônibus.
Mais obras
Em regiões que ligam a parte alta à região central de Maceió, obras também foram realizadas para melhorar o fluxo de veículos e a mobilidade de pedestres. Na Chã da Jaqueira e imediações, cerca de 8 quilômetros de vias foram requalificadas em 12 ruas e avenidas. No Bebedouro, o Binário do Calmon foi criado após a requalificação do pavimento e da sinalização de algumas ruas no entorno da Ladeira do Calmon. As intervenções contaram também com a recuperação do sistema de drenagem pluvial em cada corredor, compondo o conjunto de melhorias estruturais.
Tecnologia no trânsito
As ações de mobilidade contam ainda com o uso da tecnologia para dar mais fluidez ao trânsito. Foram instalados 26 pontos de videomonitoramento em locais estratégicos da cidade, com cobertura de 74 faixas de tráfego em 17 vias. Semáforos inteligentes, com ajuste automático dos tempos conforme o fluxo de veículos, estão sendo usados em 30 cruzamentos do corredor Durval de Góes Monteiro - Fernandes Lima. Para operacionalizar os novos sistemas, um Centro de Controle Operacional (CCO) foi criado no Departamento Municipal de Transporte e Trânsito (DMTT).
Em planejamento
Obras importantes também vão viabilizar o aumento da capacidade de tráfego em vias no entorno da Avenida Fernandes Lima. A rua José da Silveira Camerino será duplicada e transformada em um eixo de ligação para quem vem da parte alta da cidade. A via vai possibilitar o tráfego alternativo saindo da Avenida Fernandes Lima, na altura do Parque do Horto, em direção à Ladeira do Teobaldo, Cambona e Avenida Afrânio Lages. Os trabalhos para implantação desse novo sistema estão em fase inicial.
Mobilidade urbana
A implementação de medidas para a melhoria da mobilidade urbana faz parte do Termo de Acordo Socioambiental assinado em dezembro de 2020 pelo Ministério Público Federal (MPF) e Braskem, com a participação do Ministério Público Estadual (MPE) e adesão do Município de Maceió. As iniciativas prosseguem com o orçamento inicial de R$ 360 milhões corrigido anualmente, pago pela Braskem. As intervenções são planejadas pelo município e fiscalizadas pelo poder público.
Mais lidas
-
1Imprensa
FAF e cronistas esportivos unem forças para valorizar o futebol alagoano
-
2Saúde
Volta às aulas exige cuidado dos pais com a saúde dos filhos
-
3Le biscuit
Loja encerra atividades no Maceió Shopping e surpreende consumidores
-
4Imunização
Prefeitura de Maceió estende vacinação contra a Meningite C por mais uma semana
-
5Parte alta
Sílvio Camelo sugere novas datas de vacinação contra meningite em Maceió após alta procura e calor intenso



