Cidades

Mercado imobiliário prevê redução de juros e aumento de compras de imóveis em Alagoas

Especialista aponta que cenário em 2026 será oportuno para investimento em moradia e renda

Por Assessoria 22/01/2026 15h33
Mercado imobiliário prevê redução de juros e aumento de compras de imóveis em Alagoas
Em Alagoas, a expectativa é de lançamentos voltados a diferentes perfis de público - Foto: Assessoria/Divulgação

O mercado imobiliário em Alagoas mantém uma perspectiva otimista para 2026, impulsionada por uma demanda consistente e pela chegada de novos lançamentos. A avaliação é do engenheiro civil Homero Moutinho, especialista em Gestão de Negócios Imobiliários e da Construção Civil (FGV). Ele explica que o Nordeste permanece aquecido, com oportunidades tanto para quem busca moradia quanto para investidores.

Diretor regional de Incorporação da Moura Dubeux em Alagoas, Sergipe, Paraíba e Rio Grande do Norte, Moutinho antecipa que a incorporadora, por exemplo, já se prepara para esse cenário favorável, com lançamentos previstos nas sete capitais nordestinas onde atua. Além disso, lembra que a empresa ampliou a atuação com a criação da Ún1ca, marca voltada ao segmento da faixa 3 do programa Minha Casa, Minha Vida, que também chegará a Maceió em 2026.

Em Alagoas, a expectativa é de lançamentos voltados a diferentes perfis de público. “Estão previstos empreendimentos destinados à moradia, à geração de renda e à segunda residência no litoral, com projetos das empresas Moura Dubeux, Mood e Ún1ca. Entre as novidades, estão o Mood Jacarecica e a estreia da Ún1ca na capital alagoana, ampliando o portfólio da companhia no estado”, ressalta o executivo.

Homero Moutinho é especialista em Gestão de Negócios Imobiliários e da Construção Civil pela FGV (Foto: Assessoria/Divulgação)



O desempenho recente da empresa reforça essa projeção. Em 2025, a Moura Dubeux alcançou R$ 3,5 bilhões em vendas, crescimento de 47% em relação a 2024, quando faturou R$ 2,3 bilhões. “A empresa se encontra em um patamar saudável e estabilizado, com condições de oferecer os melhores produtos ao mercado”, avalia Coutinho.

O especialista pontua que o mercado alagoano se destaca não apenas pela demanda local, mas também pela atratividade junto a compradores de outras regiões do país e do exterior. “Alagoas é um destino nacional, seja em Maceió ou no litoral, como a Rota dos Milagres, o que gera grande atratividade para o estado”, observa. Homero destaca que os investimentos imobiliários contribuem para a geração de empregos, o fortalecimento da economia e o cumprimento de um papel social relevante.

Compra para morar ou investir

Para quem pretende adquirir um imóvel para moradia, 2026 tende a ser um ano estratégico. A Moura Dubeux prevê a entrega, em Maceió, dos empreendimentos Lanai Beach e Concept Jatiúca, o que, segundo o diretor, “já cria expectativa para quem deseja adquirir um imóvel e se mudar em curto prazo”. Outro destaque é o Jardins do Parque, empreendimento localizado ao lado do Parque Shopping, em uma área apontada como vetor de crescimento imobiliário da capital.

A perspectiva de redução gradual da taxa de juros no médio e longo prazo também deve favorecer o financiamento imobiliário. “Isso vai facilitar o acesso ao crédito bancário e ampliar a capacidade de compra. O imóvel residencial continua sendo um investimento seguro, uma vez que a moradia é uma necessidade básica e os projetos mais recentes incorporam inovações alinhadas às demandas atuais. Possuir um imóvel gera um sentimento de porto seguro”, afirma Homero.

Já para quem busca rentabilidade, o cenário também é considerado favorável. “Com a redução da taxa de juros, a tendência é de valorização dos imóveis, um movimento natural do mercado que se repete ao longo dos anos”, acrescenta.