Cidades
Dia Laranja: ação do Sistema Fecomércio e da OAB aborda o combate à violência contra mulheres e meninas
No próximo domingo, dia 25, o Sistema Fecomércio-Sesc-Senac Alagoas promoverá o Dia Laranja, na orla de Maceió. A ação, realizada em parceria com a Ordem dos Advogados do Brasil – seccional Alagoas (OAB AL), por meio da Comissão Especial da Mulher (CEM), busca conscientizar a população sobre a necessidade de somar forças no combate à violência contra mulheres e meninas e acontecerá das 8h às 12h, no estacionamento em frente ao restaurante Kanoa.
Na programação, serviços gratuitos de aferição de pressão, teste de glicemia, massagem e design de sobrancelha, além de orientações jurídicas a mulheres. Ainda na ação, um grupo teatral complementará a abordagem do tema.
A violência contra mulheres foi responsável pela morte de 29 alagoanas, em 2025, segundo dados recentemente divulgados pelo Núcleo de Estatística e Análise Criminal da Secretaria da Segurança Pública (Neac/SSP). O número representa um aumento de 31,8% quando comparado aos 22 casos de 2024, demonstrando o quanto é preciso avançar no combate à violência conta as mulheres no ambiente doméstica, familiar ou por razões da condição de gênero.
Parceria
Levar esse debate ao ambiente profissional para que as trabalhadoras possam compreender as diferentes formas de violência, bem como integrar as empresas do comércio como multiplicadoras e promotoras de ambientes corporativos mais seguros, igualitários e respeitosos para as mulheres é a proposta da parceria entre a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Alagoas (Fecomércio AL) e a OAB AL.
“Nosso projeto é inspirado no Dia Laranja, que foi criado pela Organização das Nações Unidas (ONU) para marcar o dia 25 de cada mês como data de mobilização contra a violência de gênero. Desde setembro, realizamos rodas de conversa e orientações nas empresas participantes, buscando inserir o setor empresarial como agente de transformação social nessa luta tão importante”, explica a superintendente da Federação, Francielly Rodrigues.
A presidente da CEM, Edâmara Araújo, reforça a importância. “O Dia Laranja representa mais do que uma simples data; é um compromisso coletivo com a vida, a informação e a proteção das mulheres”, diz.
SERVIÇO | Dia Laranja
Data: 25 de janeiro de 2026
Hora: das 8h às 12h
Local: Orla de Maceió (em frente ao Kanoa)
Mais lidas
-
1Agenda
Lula vai entregar residências em Maceió
-
2Reconhecimento
Raízes de Arapiraca abre 2026 celebrando vidas, histórias e a memória viva da cidade
-
3Estudo
Com aumento das chuvas, verão concentra 44% dos desastres por precipitação no Brasil, aponta estudo
-
4Caso elucidado
Preso suspeito de matar músico no bairro da Jatiúca
-
5Festival
Vigilância Sanitária desenvolve ações durante o Verão Massayó 2026



