Cidades

Seminfra realiza obra de drenagem na região da Ladeira do Catolé

Projeto de engenharia contempla instalação de tubulação e construção de escada hidráulica para controlar fluxo da água

Por Dinêz Costa / Ascom Seminfra 15/01/2026 12h34
Seminfra realiza obra de drenagem na região da Ladeira do Catolé
Sistema de drenagem passará por baixo da rodovia - Foto: Seminfra

A Secretaria de Infraestrutura de Maceió (Seminfra) realiza, desde outubro do ano passado, uma obra de drenagem com diversas frentes de serviço nas proximidades da Ladeira do Catolé, na BR-316, entre os municípios de Satuba e Maceió.

O objetivo é implantar um sistema de destino das águas pluviais que costumam se acumular naquela localidade, provocando processos erosivos. O projeto de engenharia desenvolvido para solucionar o problema adota medidas para prevenir a reincidência da erosão.

Os trabalhos incluem a escavação de poços de visita, que servem de ponto de acesso para abrir o caminho por onde a tubulação será instalada.

Com a perfuração do solo pelo método não destrutivo, os tubos passarão por baixo da pista, sem danificá-la. Dessa forma, a obra não vai gerar impactos significativos no trânsito da BR-316.

Após os serviços preparatórios, serão implantados 600 metros de tubulação, cuja função é coletar, conduzir e escoar a água da chuva.

Além disso, esta semana teve início a escavação de vala para construção de uma escada hidráulica, um tipo de estrutura com degraus para controlar o fluxo de água em terrenos inclinados, prevenindo a erosão do solo e alagamentos nas áreas de declive.

“Com essas intervenções da gestão municipal, a água será conduzida de forma eficiente, evitando a erosão do solo e danos estruturais no entorno da rodovia”, diz o vice-prefeito de Maceió e secretário de Infraestrutura, Rodrigo Cunha.

Contenção de voçoroca

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) também realiza obras na Ladeira do Catolé, objetivando a regularização e conformação do terreno nas áreas afetadas.

O órgão federal está executando o aterramento no local onde foi constatada a voçoroca, que é um tipo de erosão hídrica severa, capaz de formar grandes crateras.

Medidas de contenção e estabilização de taludes laterais à BR 316 e outras ações que visam à proteção superficial do solo também estão sendo executadas pelo Dnit.

A previsão para a conclusão dos trabalhos do Dnit em conjunto com a Prefeitura de Maceió é para o próximo mês de maio.