Cidades
Navios da Esquadra estarão abertos à visitação pública no Porto de Maceió
A Marinha do Brasil (MB) realiza, entre os dias 10 e 30 de janeiro, a Operação “Aspirantex 2026”, uma comissão que ocorre na faixa marítima compreendida entre os estados do Rio de Janeiro e da Paraíba. Durante o período, navios da Esquadra farão escalas nos portos de Cabedelo (PB), Recife (PE), Maceió (AL), Salvador (BA) e Vitória (ES).
No Porto de Maceió, o Navio Doca Multipropósito “Bahia” (G-40) e a Fragata “Independência” (F-44) atracarão no dia 17 de janeiro. As embarcações estarão abertas à visitação pública e gratuita no dia 18, das 9h às 16h.
A iniciativa busca aproximar a sociedade dos meios navais, incentivar a mentalidade marítima e divulgar a importância da chamada “Amazônia Azul”. Os visitantes poderão, de forma voluntária, contribuir com a doação de um quilo de alimento não perecível.
A operação tem como finalidade contribuir para o adestramento dos meios navais e aeronavais, além de proporcionar aos Aspirantes da Escola Naval a vivência prática da rotina no mar. Ao longo da comissão, os alunos aplicam conhecimentos adquiridos durante a formação acadêmica e passam por uma etapa considerada decisiva na carreira militar.
Formação dos Aspirantes
Durante a viagem, os Aspirantes do segundo ano da Escola Naval realizam atividades que auxiliam na definição do Corpo e da Habilitação que irão seguir na Marinha do Brasil — Armada, Fuzileiros Navais ou Intendentes. A escolha orientará a atuação profissional futura dos militares.
A Operação “Aspirantex 2026” é conduzida sob a coordenação do Comandante da 2ª Divisão da Esquadra, Contra-Almirante Carlos Marcelo Fernandes Considera, responsável pelas atividades do Grupo-Tarefa empregado.
Meios empregados na operação
A comissão envolve diversos navios e aeronaves da Marinha, entre eles o Navio-Aeródromo Multipropósito “Atlântico”, o Navio Doca Multipropósito “Bahia”, o Navio de Desembarque de Carros de Combate “Almirante Saboia”, fragatas, corvetas, navios-patrulha, navios-varredores, navio de apoio oceânico, navio de socorro submarino e os submarinos “Humaitá” e “Tonelero”. Também participam aeronaves de asa fixa e rotativa, além de veículos aéreos não tripulados.
Ao todo, cerca de 2.400 militares participam da operação, incluindo 253 Aspirantes distribuídos entre os navios envolvidos.
Serviço
Evento: Visitação Pública ao Navio Doca Multipropósito “Bahia” e à Fragata “Independência”
Local: Porto de Maceió – Rua Sá e Albuquerque, s/n, Jaraguá, Maceió
Data e horário: 18 de janeiro, das 9h às 16h
Entrada: Gratuita (doação voluntária de 1 kg de alimento não perecível)
Mais lidas
-
1Um retorno que vira pesadelo
Filme 'Maldição da Múmia' apresenta novo horror sobrenatural em teaser
-
2Susto!
Motorista prende cabeça do cantor Zezé Di Camargo no vidro do carro; veja vídeo
-
3Planejamento
IMA orienta sobre cuidados necessários ao fazer uma trilha ecológica
-
4Atração
Praia do Toque e suas piscinas naturais
-
5Fenômeno de audiência
'The Rookie' estreia 7ª temporada na Netflix; saiba o que esperar



