Cidades

Incêndio atinge barracas no entorno do Mercado da Produção

Fogo começou à noite, destruiu cerca de 50 estruturas e foi controlado na madrugada.

Por Tribuna Hoje com agências 22/12/2025 08h36 - Atualizado em 22/12/2025 11h05
Incêndio atinge barracas no entorno do Mercado da Produção
Incêndio destruiu barracas no entorno do Mercado da Produção; Corpo de Bombeiros atuou durante a noite e madrugada. - Foto: Bombeiros


Um incêndio atingiu o entorno do Mercado da Produção, na Levada, em Maceió, na noite do domingo (21), e destruiu cerca de 50 barracas. O fogo foi controlado nas primeiras horas da manhã desta segunda-feira (22), sem registro de vítimas, segundo o Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas (CBMAL).

A corporação informou que o chamado foi recebido às 21h15. Para o atendimento da ocorrência, foram empregadas nove viaturas e 24 militares. Durante o combate às chamas, foram utilizados mais de 40 mil litros de água.


De acordo com o tenente Tertuliano, o incêndio teria começado em três barracas e se espalhado rapidamente devido à proximidade entre as estruturas e à presença de materiais combustíveis. A área atingida concentrava diversos tipos de produtos, como plásticos, metais e itens químicos.

Equipes da Polícia Militar atuaram no controle do acesso de populares ao local. A Defesa Civil de Maceió prestou apoio com dois carros-pipa, e técnicos da Equatorial realizaram o desligamento da rede elétrica da região.

Ainda conforme o Corpo de Bombeiros, a ocorrência foi finalizada por volta das 4h, após o trabalho de rescaldo e a remoção de escombros com o auxílio de uma retroescavadeira. A causa do incêndio ainda será apurada, mas a suspeita inicial é de falha elétrica.

Prefeitura de Maceió atua para reduzir danos

A Prefeitura de Maceió informou que está desde o final da noite desse domingo (21) com equipes no entorno do Mercado da Produção. Apesar da gestão municipal registrar que apenas dez barracas foram afetadas, os bombeiros constataram 50 delas de diversos segmentos comerciais.

"A Defesa Civil de Maceió trabalhou nos primeiros momentos no isolamento da área, para garantir a segurança de quem estava na região. O órgão acionou dois caminhões-pipa da Autarquia Municipal de Desenvolvimento Sustentável e Limpeza Urbana (Alurb) para auxiliar o Corpo de Bombeiros no combate às chamas", comunicou.

Ainda segundo à prefeitura, retroescavadeiras e outros maquinários também foram solicitados para auxiliar os trabalhos e seguem atuando para executar a limpeza do local.

Equipes da ALURB ajudam no rescaldo e limpeza da área. Foto: Daniel Paulino/Secom Maceió
Equipes da ALURB ajudam no rescaldo e limpeza da área. Foto: Daniel Paulino/Secom Maceió

“Estamos fazendo um levantamento de quantos permissionários foram atingidos e formando uma comissão para que esses atingidos sejam ouvidos e possamos deliberar ações para minimizar essa situação. A Defesa Civil segue atuando junto com nossa equipe da Semapa para avaliar as demais estruturas que ficam próximo das atingidas”, disse Caio Beltrão, secretário de abastecimento, pesca e agricultura de Maceió.


Após todo o trabalho de rescaldo e limpeza da área, a Defesa Civil de Maceió irá vistoriar as demais barracas que ficam no entorno, para verificar se há riscos ou comprometimento da estrutura e encaminhar as devidas providências.

As equipes continuarão no local até que os trabalhos sejam concluídos.