Cidades

Fim de semana tem predomínio de sol em Alagoas, mas baixa umidade relativa do ar preocupa

Atenção deve ser redobrada durante as atividades em horários de pico de radiação solar

Por Jaci Lira / Ascom Semarh 12/12/2025 19h40 - Atualizado em 13/12/2025 08h27
Fim de semana tem predomínio de sol em Alagoas, mas baixa umidade relativa do ar preocupa
Estado de baixa umidade do ar pode favorecer ocorrência de doenças respiratórias - Foto: Jaci Lira / Ascom Semarh

A Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídrico (Semarh) prevê tempo com variação de nebulosidade no sábado (13) e no domingo (14) em Alagoas.

A condição é resultado de uma massa de ar quente e seca, associada ao sistema de alta pressão atmosférica que inibe a formação de nebulosidade sobre o estado.

Nesta sexta, há predomínio de tempo seco durante à noite. No sábado e no domingo, a previsão indica variação de nebulosidade pela manhã, com períodos curtos de sol intercalados com períodos de nuvens para o litoral, Região Metropolitana de Maceió, Zona da Mata, Baixo São Francisco e região leste do Agreste.

À tarde, haverá predomínio de sol na maior parte do período, enquanto a noite será de tempo seco. Para o Sertão, Sertão de São Francisco e Agreste, o tempo indica predomínio de sol pela manhã e à tarde, e tempo seco à noite.

Temperatura e ventos

As temperaturas variam entre 23ºC e 32ºC, com destaque para o Sertão e Sertão do São Francisco, que chegam a registrar até 39ºC. Já os ventos devem soprar de leste/nordeste, variando de fracos a moderados.

Estado de atenção

A Superintendência de Prevenção em Desastres Naturais (SPDEN) emitiu um alerta para a baixa umidade relativa do ar, que pode ficar abaixo de 30% e gerar risco para a população das regiões do Sertão e Sertão do São Francisco, favorecendo a ocorrência de doenças respiratórias e ressecamento das vias nasais. O alerta é válido até as 23h59 deste domingo (14).

Para evitar os riscos à saúde, o recomendado é manter atenção especial às atividades ao ar livre, especialmente nos horários de pico de radiação solar, das 10h às 16h.