Cidades

Festival reúne maceioenses e turistas para saborear gastronomia popular no Jaraguá

Segundo dia do evento acontece neste sábado (29), a partir das 17h, com música ao vivo

Por Mica Pereira / Secom Maceió 29/11/2025 14h49
Festival reúne maceioenses e turistas para saborear gastronomia popular no Jaraguá
Festival dos Prazeres acontece na Praça Dois Leões, no Jaraguá - Foto: Neno Canuto / Secom Maceió

Na última sexta-feira (28), maceioenses e turistas aproveitaram a abertura do Festival Maceió dos Prazeres, que acontece na praça Dois Leões, no tradicional bairro de Jaraguá.

Enquanto desfrutavam de uma diversidade de sabores, o público também curtiu as apresentações de música ao vivo do grupo Pagode do Rafinha e do cantor Ronaldo Ramos

O evento continua neste sábado (29), das 17h às 22h, com uma variedade de opções de pratos da gastronomia local e ainda música ao vivo com as apresentações do cantor Jaques Setton, a partir das 17h30, e da banda Fita K7, a partir das 20h.

Em sua segunda edição, o festival é promovido pela Prefeitura de Maceió, por meio da Secretaria Municipal de Turismo, em parceria com a jornalista Nide Lins, ao reunir empreendedores, cozinheiros e chefs convidados da culinária local, que oferecem pratos saborosos com um preço acessível e fixo de R$ 22,00.

“Esse espaço reúne tradição e sabores únicos de Maceió que já são conhecidos pelo público. E nesta edição temos novidades, agregando novos empreendedores, como os bolos da Mãe e Filha”, diz Nide Lins.

O festival exalta os sabores populares e a história gastronômica de Maceió. Entre os expositores está a lanchonete Caldilar do seu Moacir, que existe há 65 anos e é famosa pelo seu já premiado sanduíche “cachorro do reino”.

Para Juliana Monteiro, filha do seu Moacir, o festival é importante para despertar a união entre os empreendedores locais. “Isso fortalece o comércio tanto da região quanto do município”, afirma.

O local também se torna propício para que o público aproveite os pratos dos seus estabelecimentos preferidos e conheça novos nomes da culinária popular de Maceió.

A jovem Kamilla Lopes aproveitou a noite para conhecer o festival e explorar novos sabores. “Acho que a iniciativa é muito boa, tanto para quem vem desfrutar, quanto para quem vem vender. Tem alguns empreendedores aqui que não conhecia e vou aproveitar para prestigiar”, conta.

A edição de 2025 também faz uma homenagem especial ao Zeca, personalidade de referência na gastronomia alagoana que faleceu em março.