Cidades

Alagoas Lilás encerra três dias de formação com fortalecimento da rede de proteção às mulheres

Estado avança na integração e qualificação da rede de enfrentamento à violência de gênero

Por Camilla Cahet / Ascom Semu 29/11/2025 14h16
Alagoas Lilás encerra três dias de formação com fortalecimento da rede de proteção às mulheres
Encontro reuniu técnicas, gestoras e equipes estaduais para qualificar o atendimento às mulheres - Foto: Edvan Ferreira / Ascom Semu

A Secretaria de Estado da Mulher de Alagoas (Semu) encerrou, nessa sexta-feira (28), o Percurso Formativo Temático do Alagoas Lilás, no Hotel Best Western Premier. O encontro reuniu técnicas, gestoras e equipes estaduais para qualificar o atendimento às mulheres em situação de violência e fortalecer a integração da rede de proteção em todo o estado.

A secretária de Estado da Mulher, Marília Albuquerque, destacou a importância da política para a transformação da realidade de muitas mulheres.

“O Alagoas Lilás é a primeira política pública estadual permanente do Brasil dedicada ao enfrentamento da violência doméstica. Mas, nenhuma política se sustenta sozinha. Ela se apoia nas pessoas que a constroem todos os dias. E o que vimos aqui demonstra a força da nossa rede: técnicas e gestoras comprometidas, profissionais de diversas áreas integradas e uma disposição real para criar novas respostas e fortalecer nossas práticas”, disse a secretária.

A política Alagoas Lilás vem sendo fortalecida por meio de uma parceria estratégica entre o Governo de Alagoas e o Instituto Natura, que atua como aliado técnico e institucional da Semu. A colaboração tem ampliado a capacidade do estado de estruturar ações inovadoras, fortalecer metodologias de atendimento e consolidar uma rede mais integrada e preparada para acolher mulheres em situação de violência.

Durante os três dias de atividade, as participantes discutiram práticas essenciais como escuta sensível, avaliação adequada de casos, fluxos intersetoriais, autonomia financeira das mulheres e cuidados com a saúde mental das equipes.

O Conselho Estadual da Mulher marcou presença, contribuindo com análises qualificadas e articulação institucional.

A programação tratou de temas sensíveis e estratégicos para o funcionamento da rede. As equipes participantes discutiram os desafios do atendimento quando a vítima reluta em reconhecer a violência ou em acessar os serviços disponíveis. O debate também incluiu estratégias de acolhimento sem revitimização e a importância da escuta sensível em situações de negação, medo ou dependência emocional.

Sobre o Alagoas Lilás

Criado pelo Governo de Alagoas (Decreto nº 103.602/2025), o Alagoas Lilás é a primeira política pública estadual permanente do Brasil voltada ao enfrentamento da violência doméstica contra a mulher. A iniciativa promove prevenção, proteção e acolhimento humanizado nos 102 municípios alagoanos.