Cidades

DMTT apresenta trabalhos sobre transporte público de Maceió em São Paulo

Colaboradores levaram ao congresso paulista estudos que evidenciam o compromisso técnico e científico do órgão

Por Ascom DMTT 21/11/2025 14h34
DMTT apresenta trabalhos sobre transporte público de Maceió em São Paulo
Painéis integraram programação do evento - Foto: Arquivo pessoal

Dois servidores representaram o Departamento Municipal de Transportes e Trânsito (DMTT) no Arena ANTP 2025 - 24º Congresso Brasileiro de Mobilidade Urbana, promovido pela Associação Nacional de Transportes Públicos (ANTP), em São Paulo.

Realizado a cada dois anos, o Arena ANTP é considerado o maior e mais relevante evento do setor no país, reunindo especialistas, gestores públicos, pesquisadores e profissionais de mobilidade para debater desafios e apresentar soluções inovadoras para o transporte público brasileiro. O evento teve como objetivo abordar temas fundamentais para o futuro do transporte coletivo, como sustentabilidade financeira e ambiental, transição energética, digitalização, equidade, diversidade e inclusão social.

Cleydner Marques, economista do DMTT, levou ao evento o trabalho intitulado “A Lei da Mobilidade Urbana e seus efeitos tarifários: evidências a partir do INPC”, pesquisa que aborda a acessibilidade econômica do transporte coletivo maceioense a partir desta lei e a evolução das tarifas de ônibus no Brasil.

“Em um contexto de desafios operacionais e econômicos, esse mecanismo se mostrou decisivo para assegurar que a população continue tendo acesso a um serviço público de qualidade a preços compatíveis com a realidade social”, pontuou o economista.

Já Alison Lima, agente de trânsito e assessor técnico do Sistema Municipal de Transportes Urbanos, e também mestrando do Programa de Pós-Graduação em Linguística e Literatura (PPGLL) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal). No encontro, apresentou o trabalho intitulado “Vem aí o futuro da mobilidade”: análise de uma propaganda no transporte de Maceió.”, discorrendo sobre a importância de priorização do transporte coletivo e as melhorias no sistema público da capital alagoana.

O agente abordou em seu artigo a renovação da frota de ônibus, que conta com coletivos climatizados; entradas USB para recarga de aparelhos eletrônicos; entre outras tecnologias. Além disso, as políticas de tarifação zero, a exemplo do Passe Livre Estudantil, Vamu 60+ e Domingo é Livre também foram discutidas.

Para Alison representar o Departamento nestes espaços de discussão sobre mobilidade urbana é de extrema importância. “Permite-nos ampliar a visão sobre o melhoramento das políticas públicas na área com o crescimento da tecnologia, em favor do transporte público urbano”, disse.

Ele ainda completou que “a união entre experiência prática e conhecimento acadêmico permite uma construção significativa do espaço urbano”.

Para o DMTT, a participação de seus servidores em um evento dessa magnitude reforça o compromisso institucional com a pesquisa aplicada, a qualificação técnica e o desenvolvimento de soluções que fortaleçam o transporte coletivo em Maceió.

"Por entender que a qualificação dos servidores contribui diretamente para a melhoria do serviço prestado à população, incentivamos a formação continuada dos nossos colaboradores. Seja por meio de cursos de atualização promovidos pelo próprio órgão ou pela realização de pós-graduações em diversas universidades, acreditamos que o conhecimento é uma ferramenta essencial para otimizar processos, fortalecer competências e elevar a qualidade do atendimento", finalizou o diretor-presidente do DMTT, André de Alcântara Costa.