Cidades
Operação Cidade Limpa coíbe descarte irregular de entulhos no Prado
Alurb amplia a fiscalização em áreas onde a população costuma descartar resíduos de forma irregular
Poluição do solo, criadouro para insetos e entupimento de bueiros e galerias. Esses são alguns dos principais malefícios causados pelo descarte irregular na capital alagoana. Visando coibir a prática negativa, a Autarquia Municipal de Desenvolvimento Sustentável e Limpeza Urbana (Alurb) lançou a Operação Cidade Limpa, que consiste na ampliação da fiscalização em pontos específicos da capital alagoana, a fim de flagrar possíveis infratores.
A ação foi executada no bairro Prado, nesta quarta-feira (19). No local, as equipes de fiscalização flagraram dois veículos, entre eles o de uma empresa, fazendo o descarte incorreto de material reciclável e resíduos da construção civil, respectivamente. Ambos foram notificados e tiveram que recolher de volta os itens descartados para dar a destinação correta. Agora, eles têm o prazo de 15 dias úteis para apresentarem a medida tomada.
A coordenadora-geral de Fiscalização da Alurb, Sasha Annet, afirma que as equipes estão prontas e preparadas para seguir a legislação. "Queremos orientar os cidadãos e fazê-los aprender a usar os equipamentos ou serviços da prefeitura, como o Ecoponto ou a Coleta Seletiva, que são gratuitos, e evitar que o descarte irregular continue prejudicando a cidade. No entanto, é preciso notificar ou autuar as pessoas ou empresas que seguem essa prática negativa e ignoram o bem-estar da população e do meio ambiente", disse.
De acordo com o Código Municipal de Limpeza Urbana, nos Artigos 18, 42 e 45, o descumprimento das especificações e a infração de descarte irregular tem multas que variam entre R$ 120 e R$ 30 mil, a depender do material e da quantidade.
Todas as atividades realizadas pela Operação Cidade Limpa contam com a colaboração da Guarda Civil Municipal, da Secretaria de Segurança Cidadã de Maceió (SEMSC).
Mais lidas
-
1Quinta-feira
Veja o funcionamento do comércio e mercados em Maceió no feriado de 20 de novembro
-
2Arapiraca
Alan Carlos respondia a dois processos por estupro de vunerável
-
3Judiciário
STJ impõe exigência de “provas robustas” e reacende debate sobre proteção a mulheres vítimas de violência
-
4Arapiraca
Antes de matar ex-marido, médica disse que ele descumpriu medida protetiva, relata testemunha
-
5Sítio Capim
Acusada de matar ex-marido, médica Nádia Tamires é presa em Arapiraca




