Cidades

Mutirão recolhe mais de 48 kg de resíduos na praia da Pajuçara

Com apoio do IMA/AL, evento 'Praia Arretada de Limpa' foi promovido pela Equatorial Energia Alagoas

Por Tribuna Hoje com Ascom IMA/AL 09/11/2025 10h50 - Atualizado em 09/11/2025 12h22
Mutirão recolhe mais de 48 kg de resíduos na praia da Pajuçara
Ação fez parte do 'Praia Arretada de Limpa', evento promovido pela Equatorial Energia Alagoas, em parceria com IMA/AL - Foto: Marcela dos Anjos / Agência Alagoas

A manhã deste sábado (8) foi marcada por uma grande mobilização ambiental na praia da Pajuçara, em Maceió. O mutirão de limpeza, realizado pelo projeto “Praia Arretada de Limpa”, recolheu mais de 48 kg de resíduos em apenas 150 metros de faixa de areia.

O evento foi promovido pela Equatorial Energia Alagoas, em parceria com o Instituto do Meio Ambiente de Alagoas (IMA/AL), por meio do projeto “Nossa Praia”, com foco na conscientização sobre o descarte correto de resíduos.

A iniciativa é resultado de um termo de cooperação técnica firmado neste ano, que prevê ações conjuntas de educação ambiental e sustentabilidade em todo o estado.

Para o gerente de Educação Ambiental do IMA/AL, Ykson Emery, cada resíduo retirado da praia representa um gesto de responsabilidade coletiva: “cada resíduo recolhido simboliza uma atitude de respeito à natureza e às futuras gerações”, destacou.

Já o engenheiro ambiental da Equatorial, Diego Souza, ressaltou a importância da mobilização diante do cenário climático atual: “é um evento que visa educação ambiental e o apoio do IMA/AL, com sua expertise técnica, tem sido fundamental para que a gente consiga defender e proteger o meio ambiente.”

O mutirão contou com a participação massiva de colaboradores da Equatorial. O IMA/AL forneceu materiais de apoio, como luvas e sacolas coletoras, garantindo segurança e organização durante a coleta.

Entre os voluntários, a pequena Helena Coelho, de 9 anos, chamou atenção pela empolgação. Ao lado da mãe, participou ativamente da ação: “eu achei muito legal, recolhi madeira, vidro, plástico e um monte de coisas. Lugar de lixo é no lixo”, disse orgulhosa.