Cidades
Casal leva experiência alagoana em saneamento a evento regional de PPPs e concessões
P3C Nordeste reuniu mais de 600 participantes para discutir inovação, sustentabilidade e equilíbrio contratual no setor de infraestrutura
O presidente da Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal), Luiz Neto Peixoto, representou o Estado de Alagoas no P3C Regional Nordeste, edição regional do maior fórum brasileiro sobre Parcerias Público-Privadas (PPPs) e concessões. Realizado no Espaço Armazém, em Maceió, nesta sexta-feira (7), o evento reuniu mais de 600 participantes, entre gestores públicos, executivos e especialistas, que debateram caminhos para aprimorar os modelos de infraestrutura e ampliar os investimentos na região.
Neto foi um dos palestrantes do painel “Reequilíbrios Contratuais”, que discutiu os desafios e soluções para garantir a sustentabilidade econômica e financeira de contratos de concessão e PPPs. Também participaram do debate David Gomes, secretário de Ações Estratégicas e Integração Metropolitana da Prefeitura de Maceió; Maurício Portugal Ribeiro, sócio da Portugal Ribeiro Advogados; e Christian Fernandes Rosa, sócio da Giamundo Advogados. A moderação ficou a cargo de Felipe Sande, sócio da BRL Parcerias e pesquisador da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe).
Durante o painel, todos os participantes destacaram a importância do equilíbrio contratual como ferramenta para assegurar a continuidade e a qualidade dos serviços públicos. Em sua fala, Luiz Neto reforçou que o modelo de parceria adotado em Alagoas tem sido exemplo nacional pela capacidade de unir eficiência privada e responsabilidade pública.
“O Estado não deve ser inimigo do reequilíbrio contratual. Ele é um instrumento legítimo para assegurar a sustentabilidade dos contratos e a continuidade dos investimentos. Entretanto, o foco do ente público sempre será o usuário, é por ele que o sistema deve funcionar, com qualidade e eficiência”, afirmou.
O tema ganha ainda mais relevância diante do avanço do saneamento no Nordeste, região que lidera a expansão das concessões privadas no Brasil. Segundo dados da Associação Brasileira das Concessionárias Privadas de Serviços Públicos de Água e Esgoto (Abcon/Sindcon), o número de municípios nordestinos com contratos de PPPs e concessões cresceu 425% entre 2019 e 2024, chegando a 432 cidades. Alagoas se destaca como o estado com maior número de municípios atendidos por esse modelo, somando investimentos superiores a R$ 5,3 bilhões.
O gestor da Casal lembrou ainda que o Estado está estruturando o Bloco D de concessão, que abrangerá mais 27 municípios, ampliando o alcance da regionalização. Segundo ele, a Casal continuará exercendo papel estratégico, garantindo segurança hídrica e qualidade no abastecimento.
“A Casal é o coração do sistema. Se a Companhia não produz água, o modelo não funciona. Nosso papel é garantir que ela chegue com qualidade, enquanto o setor privado expande a rede e acelera a universalização do saneamento”, completou.
Com mais de 60 palestrantes e representantes dos nove estados nordestinos, o P3C Nordeste consolidou Maceió como um dos principais polos nacionais de debate sobre inovação, governança e eficiência em concessões públicas — reforçando o protagonismo de Alagoas no avanço do saneamento e no fortalecimento das parcerias público-privadas no país.
Mais lidas
-
1'Prisão dos Famosos'
A história real de Poliana em Tremembé: o crime que chocou até pedófilos na internet
-
2Mais opaco, mais tenso e mais adulto
Quem é André Lamoglia, o bicheiro Profeta de 'Os Donos do Jogo'
-
3Litoral Norte
Olhar da Gente chega a São Miguel dos Milagres e realiza triagens
-
4'Culpables'
Nossa Culpa, final explicado: como termina a saga dos protagonistas Noah e Nick
-
5'Violência vicária'
Ninguém Nos viu Partir: uma história real e emocionante sobre amor, separação e poder




