Cidades
Candidatos fazem a primeira prova do Enem 2025 neste domingo (9)
Clima entre eles para o Exame Nacional do Ensino Médio fica entre ansiedade e expectativa
O clima é de ansiedade e expectativa entre os candidatos que neste domingo (9) enfrentarão a primeira prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Para muitos, será a primeira experiência, e a esperança é de que o exame contemple os conteúdos estudados ao longo dos três anos do Ensino Médio.
O professor experiente Daniel Camerino destaca que o segredo na véspera da prova é manter a calma e procurar relaxar. Segundo ele, alguns cursinhos ainda terão atividades neste sábado, mas em formato descontraído, para aliviar a tensão dos estudantes.
Aos 17 anos, Itauanny Rafaelli está entre os candidatos que farão a prova. Ela revelou estar ansiosa e nervosa, mas participou de um aulão promovido pela escola particular em que estuda, em clima de descontração. Na reta final, frisou que a meta é aplicar todos os conhecimentos adquiridos no Ensino Médio, reforçados pelo cursinho que frequentou em 2025. Otimista, disse acreditar que alcançará uma boa nota, especialmente em redação, mesmo sem saber o tema escolhido pelos organizadores. Recentemente, Itauanny foi aprovada em Publicidade e Propaganda em uma faculdade privada, o que reforça ainda mais sua confiança.
Já Maria Luiza Rocha Barros, também com 17 anos, pretende ingressar em um curso da área de saúde, embora ainda não tenha definido qual. Sem certeza sobre o desempenho nesta primeira tentativa, a estudante concluiu o Ensino Médio conciliando atividades escolares e preparação para o exame.
“Não sei ao certo, não acredito que vou tirar uma nota boa o suficiente para alcançar o curso. Tive que priorizar as provas e atividades da escola, até porque terminar o Ensino Médio ainda é prioridade”, afirmou.
Assim como muitos candidatos, Maria Luiza vê a redação como um dos maiores desafios, principalmente pela escolha do tema. Durante o ano, os cursinhos trabalharam com possíveis assuntos da atualidade. Sem apostar em um tema específico, ela disse confiar em seu desempenho em História e Matemática, disciplinas às quais se dedicou intensamente na reta final.
“Esses últimos dias, com o término do ano letivo, foram os que mais consegui estudar. Não tenho relaxado, só nos momentos na igreja”, contou.
Desacelerar
Professor e proprietário de cursinho, Daniel Camerino orienta os candidatos a desacelerarem nesta reta final, para descansar e garantir uma boa noite de sono. A revisão de hoje, segundo ele, deve servir para tranquilizar os alunos, focando apenas nos pontos específicos que ainda geram dúvidas. O encontro será marcado por um clima leve, com bate-papo, além de atividades como massagem, terapias e lanche.
Estrutura
das provas
No domingo (9), os candidatos responderão a 45 questões de Linguagens (40 de Língua Portuguesa e cinco de Inglês ou Espanhol), além de 45 questões de Ciências Humanas e a Redação. Já no domingo seguinte (16), será a vez de 45 questões de Matemática e 45 de Ciências da Natureza.
Os portões dos locais de prova abrem às 12h e fecham às 13h. As provas começam às 13h30 e terminam às 19h. A saída das salas só será permitida após as 15h30.
Mais lidas
-
1Mais opaco, mais tenso e mais adulto
Quem é André Lamoglia, o bicheiro Profeta de 'Os Donos do Jogo'
-
2Litoral Norte
Olhar da Gente chega a São Miguel dos Milagres e realiza triagens
-
3'Violência vicária'
Ninguém Nos viu Partir: uma história real e emocionante sobre amor, separação e poder
-
4True Crime
Final explicado de Monstro: Ed Gein na Netflix: 'Os monstros nascem ou são feitos?'
-
5Cinema
'Tron: Ares' estreia em 1º lugar no Brasil, mas tem bilheteria abaixo do esperado nos Estados Unidos




