Cidades

Focuarte integra delegação brasileira para debater papel da cultura na COP 30

Entidade foi convidada pelo MinC pela inclusão da agenda cultural em discussões sobre meio ambiente

Por Assessoria 07/11/2025 02h11 - Atualizado em 07/11/2025 03h43
Focuarte integra delegação brasileira para debater papel da cultura na COP 30
Presidente da Focuarte, Mestre João Lemos, em frente à entidade - Foto: Lula Castello Branco / Divulgação

A Federação das Organizações da Cultura Popular e do Artesanato Alagoano (Focuarte) vai representar a cultura e o notório saber de Alagoas na COP 30. O convite foi feito, com exclusividade, pelo Ministério da Cultura (MinC) ao presidente da entidade, Mestre João Lemos, para compor a delegação do Brasil.

A Focuarte estará presente no evento de 10 a 21 de novembro. “Os encontros são pautados em notório saber e preservação do meio ambiente nas comunidades, onde mestres e mestras estão inseridos. Eles realmente trabalham com a preservação da casa comum, do espaço onde vive. Enfim, do cuidado com a natureza”, explicou Lemos.

Além da valorização de saberes ancestrais, o MinC enfatiza a cultura como ferramenta para promoção do balanço ético global. A pasta também incentiva o consumo consciente e a adoção de um estilo de vida mais sustentável, a fim de garantir a efetiva inclusão da agenda cultural nas discussões sobre clima e meio ambiente.

A entidade de cultura de Alagoas vai participar em três debates distintos. “Esses são os três principais que estarei participando, mas haverá outros paralelos, que também acompanharei”, informou o presidente da Focuarte. São eles:

● “Guardiões da Floresta: Os Saberes Tradicionais Quilombolas e Populações Amazônicas como Alavanca para a Justiça Climática Global”, na segunda-feira (10), das 16h15 às 17h05, no Auditório Cumaru, Zona Azul do Pavilhão Brasil, MinC;

● “Pontos de Cultura e Justiça Climática: saberes comunitários para o futuro do planeta – Rumo à 6ª Teia”, na quarta-feira (12), das 10h às 11h, no Auditório Jandaíra, Zona Verde do Pavilhão Brasil, MinC; e

● “Cultura e adaptação climática - financiamento para o patrimônio cultural como bem público global”, na Zona Azul, quinta-feira (13), das 11h15 às 12h15, no Auditório Cumaru, Zona Azul do Pavilhão Brasil, MinC.

COP 30

O Brasil é o anfitrião da 30º edição da Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima – a COP 30. O encontro ocorre de 10 a 21 de novembro, na cidade de Belém (PA). O principal objetivo do evento é definir medidas necessárias para limitar o aumento da temperatura do planeta.

A programação está dividida em dois espaços diferentes: a zona verde e a zona azul. A chamada zona verde vai reunir sociedade civil, instituições públicas e privadas, além de líderes globais, em debates sobre o clima. Já a zona azul vai ser o palco oficial das negociações da Cúpula de Líderes e dos pavilhões nacionais.

Tags: