Cidades
Amarante com metas expressivas de ESG até dezembro
As estratégias estão alinhadas com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) estabelecidos pela ONU para gerar impacto real em pilares como Ambiental, Social e Governança
Com o propósito de ser mais do que experiência de lazer, a Amarante, que é proprietária do Salinas Maragogi, Salinas Maceió e Japaratinga Lounge Resort, no litoral de Alagoas, dá mais um passo expressivo rumo a um futuro mais sustentável. Visa encerrar 2025 com ações transformadoras baseadas nos pilares de ESG (Ambiental, Social e Governança) e nos princípios do Pacto Global da ONU (Organização das Nações Unidas). A iniciativa foca na busca por resultados diferenciados até dezembro de 2025 e depois em um desdobramento para basicamente duplicar o resultado deste ano. Até 2030, a empresa quer ir além: expandir significativamente esses avanços e consolidar um legado de desenvolvimento responsável e positivo.
Nesta reta final do ano, por exemplo, o Pilar Social visa aumentar o engajamento do programa de geração de emprego e renda com 1.000 pessoas das comunidades e fornecedores locais capacitadas pelo Programa de Formação Amarante; contribuir para 2.500 horas de trabalho social por meio do programa de voluntariado; ter liderança formada por 50% de mulheres e 70% de pessoas negras; e garantir 30.000 horas de treinamento voltadas para segurança e saúde das pessoas colaboradoras e hóspedes. Tal estratégia fortalece os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) estabelecidos pela ONU, como Trabalho Decente e Crescimento Econômico, Igualdade de Gênero, Redução das Desigualdades, Saúde e Bem-estar.
“Queremos gerar impacto real, tanto em nossos empreendimentos quanto nas comunidades com as quais nos conectamos. Acreditamos que para construir um futuro regenerativo, precisamos da participação de todos e de uma estratégia consolidada com propósito de transformação”, destaca a gerente de ESG da Amarante, Maria Luiza Romão.
Dentro de um comparativo das metas de 2025, em relação às propostas para 2030, a previsão de ter 4.000 mil pessoas das comunidades e fornecedores locais capacitadas pelo Programa de Formação Amarante, incluindo ter 100% dos grandes fornecedores classificados como sustentáveis; contribuir para 10.000 horas de trabalho social por meio do Programa de Voluntariado da Amarante; ter a liderança, a partir de 50% da gerência, formada por 50% de mulheres e 50% de pessoas negras, além da garantia de 170.000 horas de treinamentos voltados para segurança e saúde das pessoas colaboradoras e hóspedes.
“Acreditamos que o futuro reside na diversidade. Assim, a Amarante assume compromissos públicos, garantindo diversidade e inclusão em sua plenitude até o final de 2025”, completa o coordenador ESG e Social da rede de hotéis, Hugo Chaves.
Pilar Ambiental
Entre as metas propostas para o Pilar Ambiental, destaca-se otimização de água e efluentes, assim como da energia, reduzir ou compensar emissões de GEE (gases de efeito estufa); reduzir o envio de resíduos para aterro sanitário; recuperar e conversar hectares de biodiversidade marinha, fluvial e terrestre.
Pilar Governança
Visa contemplar ODS’s como parcerias e meios de implementação, e de paz, justiça e instituições eficazes. Na tradução prática, isso significa ser uma empresa B certificada, que representa uma corporação com fins lucrativos que equilibra o lucro com um propósito social e ambiental, e garantir adesão e treinamento das pessoas colaboradoras e fornecedores do Código de Ética.
Entre os resultados alcançados nesta reta final do ano:
● Biodiversidade
A recuperação e conservação de 16,71 hectares de biodiversidade local, incluindo o cultivo de mais de 2.000 corais, o que representa 83% da meta (2025);
● Resíduos sólidos
No segundo trimestre de 2025, a Amarante deixou de enviar 220 toneladas de resíduos para o aterro sanitário, correspondendo a 45% da meta (2025);
E desde 2023, deixou de gerar 2.712 toneladas de plástico de uso único;
● Energia
A Amarante implementou uma fonte renovável de autogeração de energia para fornecer energia para a Expansão 2 do Japaratinga Lounge Resort – equivalente a 100% da meta (2025)e
● Diversidade e inclusão
67% de mulheres e/ou pessoas negras estão em cargos de lideranças, o que quer dizer 96% da meta (2025);
Implementação de ações de comunicação nas TV`s dos quartos e áreas comuns do Japaratinga Lounge Resort e Salinas Maragogi, para engajar os hóspedes sobre a temática de D&I, por meio da divulgação de um glossário do respeito;
● Comunidades
Capacitação de 924 pessoas das comunidades locais por meio do Programa Amarante de Formação, sendo 92% da meta (2025);
● Voluntariado
1.452 horas de voluntariado corporativo e 884 pessoas das comunidades locais impactadas. Essa ação alcançou 58% da meta (2025).
Pacto Global da ONU
Surgida do coração da Costa dos Corais e em uma das regiões marcadas por desafios sociais e econômicos, a Amarante assume o papel na transformação dos destinos onde atua, levando desenvolvimento e gerando oportunidades de forma sustentável, responsável e valorizando a diversidade. É por isso que a Amarante faz parte do Pacto Global da ONU, que é a maior iniciativa voluntária de sustentabilidade corporativa. O pacto se baseia em dez princípios universais nas áreas de direitos humanos, trabalho, meio ambiente e anticorrupção e tem o objetivo de mobilizar a comunidade empresarial a adotar e promover práticas mais responsáveis e sustentáveis em suas atividades e operações.
Mais informações:
Institucional
Site: https://www.amarantehoteis.com.br/
Instagram: @amarantehoteis
TikTok: @amarantehoteis
LinkedIn: linkedin.com/company/amarante-hoteis
Mais lidas
-
1Mais opaco, mais tenso e mais adulto
Quem é André Lamoglia, o bicheiro Profeta de 'Os Donos do Jogo'
-
2Diversidade
Coletivo transforma estande em vitrine de arte autoral e diversidade
-
3Competição
Nadador alagoano Alexandre Júnior conquista três medalhas nas Paralimpíadas Universitárias em São Paulo
-
4Fim de uma era no JN!
Saiba quanto William Bonner vai ganhar no Globo Repórter
-
5Mutirão
Procon Maceió participa de Mutirão de Negociação Financeira




