Cidades
5º Batalhão da PM comemora 39 anos a serviço dos maceioenses
Unidade operacional é responsável pelo policiamento no Benedito Bentes e arredores
A manhã da quarta-feira (5) foi de celebração para a tropa pertencente ao 5º Batalhão. A unidade comemorou 39 anos de história em um evento com homenagens realizado na sala de cinema do Shopping Pátio Maceió, no Benedito Bentes. Neste ano, as comemorações tiveram como tema o sucesso na atuação das Bases Comunitárias do Batalhão junto à população da parte alta da capital.
Na ocasião, os integrantes das Bases do Carminha e Selma Bandeira receberam certificados de reconhecimento pelos projetos desenvolvidos. Durante a solenidade, foi exibido um vídeo institucional, um documentário produzido pelo setor de Comunicação da PM, com o tema “39 anos do 5º BPM – O legado das Bases Comunitárias”.
Em seguida, as homenagens continuaram com o reconhecimento aos destaques operacionais da unidade, incluindo os militares que mais apreenderam armas, drogas e lavraram termos circunstanciados de ocorrência (TCO). Além disso, veteranos que marcaram época no batalhão receberam as honras militares dos policiais presentes.
O evento foi presidido pelo comandante-geral da PM, coronel Paulo Amorim, e prestigiado por diversas autoridades civis e militares, entre elas o vereador Alan Pierre, o comandante do Comando de Policiamento da Região Metropolitana (CPRM), tenente-coronel Hiraque Agnes, e a diretora de Comunicação da PM, tenente-coronel Josiene Lima.
Em seu discurso, o comandante-geral destacou o papel de excelência desenvolvido pelo 5º BPM no policiamento da região do Benedito Bentes: “O trabalho desenvolvido pelo 5º BPM é reflexo do profissionalismo e da dedicação de cada policial que atua diariamente no Benedito Bentes. Em uma das regiões mais populosas da capital, nossa tropa tem se destacado pela excelência no serviço prestado à comunidade”, ressaltou o comandante.
Já o comandante do 5º Batalhão, tenente-coronel Luciano da Silva, pontuou os indicadores positivos no combate à violência durante sua gestão: “Temos trabalhado com planejamento, estratégia e foco em resultados, e os números comprovam a efetividade desse esforço. Conseguimos reduzir em cerca de 13% o número de homicídios na área, ampliamos as apreensões de drogas, com mais de 151 quilos retirados das ruas em 2025, e aumentamos em mais de 570% a lavratura de TCOs, o que garante mais agilidade e presença do policiamento no Benedito Bentes”, destacou o comandante do 5º BPM.
História do 5º BPM
Há 39 anos, por meio do Decreto nº 31.641, foi fundado, em 5 de novembro de 1986, o 5º Batalhão de Polícia Militar (BPM) de Alagoas. A unidade recebeu a denominação “Coronel Paulo Ney Machado Ramalho de Azevedo”, em homenagem ao oficial que comandou a corporação entre abril de 1975 e abril de 1979. Décadas se passaram, a cidade de Maceió e o estado de Alagoas passaram por transformações significativas, e os desafios enfrentados pela segurança pública se tornaram ainda maiores. No entanto, o 5º BPM segue firme em sua missão de combater a criminalidade, sempre com dedicação e excelência.
Atualmente, o 5º BPM é uma unidade operacional composta por cerca de 170 policiais militares que, diariamente, deixam suas casas para cumprir a nobre missão de realizar o policiamento preventivo e garantir a manutenção da ordem pública. Com uma área de responsabilidade que abrange cerca de 8,8 km², o batalhão se consolida como uma das unidades mais relevantes da Polícia Militar de Alagoas.
Mais lidas
-
1Mais opaco, mais tenso e mais adulto
Quem é André Lamoglia, o bicheiro Profeta de 'Os Donos do Jogo'
-
2Diversidade
Coletivo transforma estande em vitrine de arte autoral e diversidade
-
3Competição
Nadador alagoano Alexandre Júnior conquista três medalhas nas Paralimpíadas Universitárias em São Paulo
-
4Fim de uma era no JN!
Saiba quanto William Bonner vai ganhar no Globo Repórter
-
5Mutirão
Procon Maceió participa de Mutirão de Negociação Financeira




