Cidades
Alagoas concentra mais de 60% de pessoas com o sobrenome Silva em algumas cidades
Em Alagoas, seis cidades registram mais de 60% de habitantes com o sobrenome Silva, segundo levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). No país, Silva lidera entre os sobrenomes, com cerca de 34 milhões de pessoas, o que corresponde a 16% da população brasileira.
Os dados fazem parte do site Nomes do Brasil, lançado nesta terça-feira (4), que permite consultar a ocorrência de nomes e sobrenomes, período de nascimento, concentração geográfica e idade mediana da população. A pesquisa utiliza como referência a população brasileira em 1º de agosto de 2022, data-base do Censo 2022.
Além de Silva, outros sobrenomes comuns incluem Santos, Oliveira e Souza, embora nenhum alcance a mesma concentração observada em algumas cidades alagoanas. Entre os nomes próprios, Maria segue sendo o mais frequente entre mulheres, com mais de 12 milhões de registros, enquanto José lidera entre os homens, com mais de 5 milhões.
O levantamento também revela mudanças ao longo do tempo. O auge de registros do nome Maria ocorreu entre 1960 e 1969, com cerca de 2,5 milhões de pessoas, enquanto nomes mais recentes, como Gael e Valentina, tiveram aumento expressivo a partir de 2010, refletindo novas tendências na escolha de nomes no país.
Mais lidas
-
1'Prisão dos Famosos'
A história real de Poliana em Tremembé: o crime que chocou até pedófilos na internet
-
2Mais opaco, mais tenso e mais adulto
Quem é André Lamoglia, o bicheiro Profeta de 'Os Donos do Jogo'
-
3Litoral Norte
Olhar da Gente chega a São Miguel dos Milagres e realiza triagens
-
4'Culpables'
Nossa Culpa, final explicado: como termina a saga dos protagonistas Noah e Nick
-
5'Violência vicária'
Ninguém Nos viu Partir: uma história real e emocionante sobre amor, separação e poder




