Cidades

IMA suspende licença ambiental da Braskem em áreas afetadas pelo afundamento do solo em Maceió

Por Tribuna Hoje 01/11/2025 18h57
IMA suspende licença ambiental da Braskem em áreas afetadas pelo afundamento do solo em Maceió
Região afetada pela mineração da Braskem - Foto: Edilson Omena / Arquivo

O Instituto do Meio Ambiente de Alagoas (IMA) anunciou a suspensão da licença ambiental que autorizava a Braskem a realizar demolições e atividades de apoio nos bairros afetados pelo afundamento do solo em Maceió. A decisão, assinada pelo diretor-presidente Gustavo Ressurreição Lopes, foi publicada no Diário Oficial em 24 de outubro.

Segundo o IMA, a medida foi tomada devido a descumprimentos das condições previstas no licenciamento ambiental. Entre as irregularidades apontadas estão falhas no manejo dos resíduos sólidos gerados durante as demolições e inconsistências nos volumes de resíduos registrados, em comparação com os dados informados pela empresa no sistema estadual de controle ambiental.

“Considerando a constatação in loco de que, em diversas quadras, os resíduos encontram-se em cotas significativamente superiores às previstas e aprovadas pelo IMA”, registra a Portaria N° 204/2025, baseada em vistorias detalhadas realizadas pelo órgão.

Ainda de acordo com o Instituto, mesmo após notificações, os resíduos continuam acima dos níveis aprovados em várias quadras. A Braskem foi intimada a apresentar esclarecimentos sobre as irregularidades, mas a resposta fornecida não foi considerada suficiente pelas autoridades ambientais.