Cidades
Preservar é pertencer: CAU destaca memória urbana e arquitetura na Bienal
Uma imersão na memória e ao vislumbre de um futuro mais inclusivo nas cidades. Com o lema “Preservar é pertencer”, o espaço do Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Alagoas (CAU/AL) na 11ª Bienal Internacional do Livro faz um convite ao conhecimento, à valorização dos patrimônios e ao urbanismo consciente.
A iniciativa busca fortalecer a presença da profissão na sociedade e também a importância da preservação histórica e cultural para a construção de cidades mais justas e inclusivas. Durante os 10 dias de feira, a produção intelectual e literária de Arquitetos e Urbanistas será o foco do espaço, com o objetivo de incentivar o pensamento crítico sobre a ocupação do território.
Oito livros físicos e quatro e-books, selecionados por meio de chamada pública, estão em exposição e também disponíveis para download gratuito pelo site do www.caual.gov.br/bienal2025.
A programação é dinâmica e inclui sessões de autógrafos com os autores, duas oficinas de experimentação sensorial, a gravação de podcasts “Café com CAU” e também estímulos à memória arquitetônica alagoana para crianças.
“O lema ‘Preservar é pertencer’ traduz a essência da nossa missão na Bienal. Queremos mostrar que a Arquitetura e o Urbanismo são ferramentas de responsabilidade social, essenciais para a proteção do patrimônio, da memória das comunidades e para a construção de um futuro urbano mais justo em Alagoas", comenta o presidente Geraldo Faria, do CAU/AL.
Lançamento resgata memória dos bairros afetados pela mineração
Um dos destaques da participação do CAU/AL é o lançamento do livro ilustrado “Lugares de Maceió na Memória”. A obra da arquiteta e urbanista Adriana Capretz, com ilustrações de Giovani de Melo Gomes, focaliza a memória dos bairros que foram diretamente afetados pelo crime ambiental da mineração de sal-gema e seleciona as edificações mais significativas que foram de alguma forma afetadas pela tragédia.
A publicação apresenta, por meio de texto e aquarelas, 20 edificações dos cinco bairros que tiveram milhares de edificações evacuadas e cerca de 60 mil pessoas deslocadas: Bebedouro, Bom Parto, Mutange, Pinheiro e Farol.
O livro, que tem apresentação assinada pelo presidente Geraldo Faria, destaca a importância destes exemplares enquanto patrimônio histórico, cultural e de memória das comunidades. A distribuição será gratuita, com o apoio do CAU/AL, com exemplares físicos para escolas públicas de Maceió e também em formato digital, para toda sociedade.
Atividades para o público e crianças
A programação no estande do CAU/AL também conta com diversas ações, como as oficinas de experimentação espacial e sensorial, Periscópio Reverso e Paisagem Sonora em Cores. A primeira usa um periscópio feito com papelão e espelhos para ajudar adultos a enxergarem o ambiente pela perspectiva de uma criança de 1,30m.
A segunda, promove uma experiência auditiva, onde participantes vendados escutam diversos sons gravados (como o som de uma praia, rua movimentada ou uma feira) e depois reproduzem em desenhos, a paisagem mental formada por meio do som. Uma forma de demonstrar como as pessoas com deficiência visual mapeiam o mundo ao seu redor de uma maneira diferente.
Haverá ainda distribuição de materiais para o público infantil, como folhas para colorir e montar mini-maquetes sobre o bairro de Jaraguá, cedidas pelo projeto Tatipirun Educacional.
Já no dia 8 de novembro, o CAU/AL realizará a Mesa-redonda "A produção editorial sobre Arquitetura e Urbanismo em Alagoas", às 16h, na Sala Umbu, no Centro de Convenções de Maceió.
Os arquitetos e o público em geral são convidados a visitar o estande, mergulhar nos debates e entender como a Arquitetura e o Urbanismo são ferramentas essenciais para a construção de um futuro mais sustentável e para a proteção da nossa história. Para ver a programação completa e baixar os materiais gratuitos, basta acessar o site do CAU/AL.
SERVIÇO
O quê: Participação do Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Alagoas na 11ª Bienal Internacional do Livro de Alagoas
Para quem: Público geral, estudantes, profissionais
Quando: De 31 de outubro a 9 de novembro de 2025
Onde: Estande do CAU/AL e Sala Umbu (dia 08/11), no Centro de Convenções de Maceió
Programação completa e downloads gratuitos em www.caual.gov.br/bienal2025
Mais lidas
-
1Mutirão
Procon Maceió participa de Mutirão de Negociação Financeira
-
2Maceió
Grupo de Trabalho formado pela Câmara, Município e Judiciário vai estruturar combate à mendicância infantil
-
3Novo recurso
TV Gazeta de Alagoas recorre novamente ao STF para tentar reverter fim de contrato com a Rede Globo
-
4Wanda
Análise de dados e IA são temas de evento promovido pela Ufal
-
5Máfia carioca
Série brasileira 'Os Donos do Jogo' na Netflix é uma história real?




