Cidades

Designer e chargista alagoano conquista prêmio nacional sobre doação de órgãos

Adnael Silva ficou em 2º lugar no 3º Salão de Humor do Instituto Gabriel, em Indaiatuba (SP), com obra que reforça a importância da doação de órgãos e tecidos

Por Tribuna Hoje 26/10/2025 11h59
Designer e chargista alagoano conquista prêmio nacional sobre doação de órgãos
Adnael Silva é reconhecido nacional e internacionalmente por suas charges e cartuns que abordam temas sociais com humor e criatividade - Foto: Reprodução

O designer e chargista José Adnael Silva, natural de Arapiraca, foi premiado com o segundo lugar no 3º Salão de Humor sobre Doação de Órgãos do Instituto Gabriel, em Indaiatuba, São Paulo. O evento reuniu artistas nacionais e internacionais que usam a arte e o humor para conscientizar a população sobre a doação de órgãos e tecidos, um gesto de solidariedade capaz de salvar vidas.

Graduado em Arquitetura, com pós-graduações em Design Estratégico e Gestão Estratégica de Empresas e Marketing, Adnael atua como diretor de criação em agência de propaganda e como designer gráfico. Paralelamente, construiu uma carreira como cartunista, chargista e ilustrador, com participações e premiações em diversos salões nacionais e internacionais.



Morando em Maceió, ele atualmente cria charges para o Jornal Gazeta de Alagoas e para suas redes sociais, sendo reconhecido nacionalmente como referência no design gráfico e na arte do humor visual.

Entre suas premiações recentes estão:

2023 – 1º lugar em charge no 3º Salão de Humor de Doação de Órgãos do Instituto Gabriel – Indaiatuba/SP

2023 – Menção Honrosa em cartum no mesmo salão

2023 – 2º lugar no Concurso Animal Cartoon, Belgrado – Sérvia

2024 – 1º lugar na categoria Tira no Salão Internacional de Volta Redonda/RJ

2025 – 2º lugar na categoria charge do 3º Salão de Humor de Doação de Órgãos do Instituto Gabriel

Segundo o regimento do salão, as obras têm como missão promover reflexão sobre a importância da doação de órgãos, utilizando humor e criatividade para sensibilizar a população. Algumas das charges de Adnael já foram adquiridas por editoras de livros didáticos e expostas em mostras coletivas e individuais ao longo dos anos.