Cidades

Instituto de Criminalística de Maceió realiza edição 2025 de mutirões de balística

Exames buscam reduzir passivo de armas apreendidas e encaminhadas para análise pericial

Por Aarão José / Ascom Polícia Científica 15/10/2025 23h48
Instituto de Criminalística de Maceió realiza edição 2025 de mutirões de balística
No primeiro mutirão, peritos voluntários examinaram 100 armas de fogo - Foto: Ascom Polícia Científica

A Polícia Científica de Alagoas, por meio do Instituto de Criminalística de Maceió (ICM), iniciou, esta semana, uma série de mutirões no setor de balística forense com o objetivo de reduzir o passivo de armas de fogo aguardando exames periciais.

A ação contempla três mutirões agendados para os meses de outubro, novembro e dezembro, focados na realização de exames de eficiência em armamentos.

Segundo o perito criminal chefe especial do ICM, Charles Mariano, a iniciativa visa otimizar o tempo de resposta dos laudos periciais e contribuir significativamente para o fluxo de trabalho da balística forense.

"A expectativa é que, ao final dos três mutirões, cerca de 300 laudos sejam concluídos e, consequentemente, 300 armas de fogo sejam retiradas do passivo do setor", explicou o perito.

O primeiro mutirão já foi realizado neste mês de outubro, com a análise de 100 armas. As próximas ações estão previstas para os meses de novembro e dezembro.

A participação dos peritos é voluntária, com os profissionais se dedicando às atividades em datas previamente estabelecidas pela chefia do instituto. Cada um deles, recebe um lote de armas para análise e confecção dos laudos, dentro de um prazo previsto pela chefia.

A estratégia segue o modelo adotado com sucesso em 2024, quando o ICM promoveu mutirões semelhantes ao longo de oito dias distribuídos entre dois meses.

Na ocasião, mais de mil armas de cano curto, de diversos calibres, foram submetidas a testes de eficiência, atingindo a meta prevista no cronograma do projeto.