Cidades
Governo de Alagoas investe em cursos profissionalizantes para dependentes químicos recuperados
Parceria entre Seprev e Sistema S oferece qualificação e oportunidade de emprego para acolhidos que passaram pela Rede Acolhe

A Secretaria de Estado de Prevenção à Violência (Seprev) continua investindo na qualificação profissional de dependentes químicos que concluíram o tratamento oferecido pela Rede Acolhe. Essa etapa de profissionalização integra o processo de reinserção social e produtiva, com o objetivo de preparar os acolhidos para o mercado de trabalho e oferecer novas perspectivas de vida.
No último quadrimestre do ano, estão sendo ofertados três cursos em parceria com o Senai e o Senac: Gesseiro, Pedreiro de Alvenaria e Fabricação de Sorvetes. Cada turma conta com 20 participantes, totalizando 60 acolhidos em capacitação. Para garantir o acesso e a assiduidade, a Seprev disponibiliza transporte para todos os alunos, reafirmando o compromisso da gestão com a inclusão e a oportunidade de transformação social.
O secretário de Estado de Prevenção à Violência, Ricardo Dória, ressalta a importância da iniciativa. “Uma profissão assegura uma fonte de renda e, mais do que isso, é uma forma de devolver a dignidade a essas pessoas, promover mudança de vida e contribuir para a prevenção de recaídas”, afirmou o titular.

Após a conclusão do tratamento, os acolhidos continuam sendo acompanhados pelos agentes de reinserção social da Seprev. Esses profissionais, em conjunto com a equipe técnica da secretaria, auxiliam na escolha dos cursos, levando em consideração o interesse, as aptidões e as necessidades identificadas durante as visitas domiciliares.
O superintendente de Políticas Sobre Drogas, Eduardo Ferreira, também destacou o trabalho da reinserção como uma das etapas fundamentais no processo de recuperação dos acolhidos. “O nosso maior propósito é garantir que os acolhidos conquistem uma nova vida, e sabemos que a qualificação profissional é um fator crucial para que eles saiam com confiança e novas oportunidades”, destacou.
Escolha dos cursos
A escolha dos cursos leva em conta a demanda do mercado de trabalho local, o que aumenta as chances reais de empregabilidade. Muitos acolhidos já estão atuando após a conclusão dos cursos, comprovando a eficácia do projeto.
Eduardo Ferreira ressalta ainda que parcerias com o Senai e Senac, instituições de referência em educação profissional, são estratégicas para o sucesso da iniciativa, pois garante cursos de qualidade, com conteúdo atualizado e reconhecido pelo setor produtivo. “Isso demonstra o compromisso do Governo de Alagoas em promover políticas públicas de inclusão e transformação social, contribuindo para a construção de uma sociedade mais justa e humana”, concluiu o superintendente.
Mais lidas
-
1Excesso
Comer sementes de maçã pode levar à morte?
-
2Próximos capítulos!
Após ir para a cama com Kevin, Ramiro tira a vida de personagem em Terra e Paixão
-
3"Se filmar eu te mato''
Pai estupra a própria filha e é flagrado pela mãe no interior de São Paulo
-
4fake news
É falso: Lula não fechou comportas da Transposição do São Francisco
-
5Eleições 2022
Instituto Veritá que aponta Bolsonaro na frente deu vitória de Aécio contra Dilma em 2014