Cidades
MP/AL institui Programa de Inovação para aperfeiçoar procedimentos e melhorar prestação de serviços à sociedade

Os integrantes da Comissão de Inovação do Ministério Público do Estado de Alagoas (MP/AL) e o procurador-geral de Justiça, Lean Araújo, reuniram-se pela primeira vez, nesta sexta-feira (19), desde que a referida Comissão foi instituída, em ato publicado no Diário Oficial do MPAL, nessa quinta-feira (18).
A Comissão foi criada para gerir o Programa de Inovação do MP/AL e, por meio dele, desenvolver ações e projetos e propor estratégias que dialoguem com as mudanças trazidas pela tecnologia e inteligência artificial. O objetivo é que haja melhorias nas rotinas administrativas, resultando em mais eficiência e melhor prestação de serviços à sociedade.
Nas palavras do procurador-geral de Justiça, Lean Araújo, a criação do programa de inovação e, neste contexto, da Comissão de Inovação e do laboratório é um passo importante para promover a utilização de ferramentas inovadoras de trabalho e garantir que todos estejam preparados — membros e servidores — para os desafios do presente e do futuro.
“Inovar é fundamental para enfrentar os desafios institucionais em um momento tecnológico disruptivo que impõe uma nova e estratégica visão de gestão de recursos humanos e orçamentais. Estamos comprometidos em investir em processos e tecnologias que nos permitam ser mais eficientes, eficazes e transparentes, sem descuidar da proteção dos dados institucionais e pessoais”, salientou Lean Araújo.
Integram a Comissão de Inovação o promotor de Justiça Vicente Porciúncula, na função de coordenador, e os promotores Hamilton Carneiro Júnior e José Carlos Castro, além dos servidores Roberto Filipe Coimbra e João Gabriel Vila Nova, ambos da Diretoria de Tecnologia da Informação do MP/AL.
“O MP/AL conta agora com uma Comissão estratégica para um cenário que se apresenta de forma muito célere e que se impõe a toda e qualquer instituição e a qualquer profissional que queira se adequar ao presente e ao futuro próximo”, pontuou o coordenador, promotor de Justiça Vicente Porciúncula.
Segundo ele, a Comissão vai planejar ações estratégicas que permitam a implementação das finalidades já atribuídas ao Programa de Inovação em seu ato de instituição, seguindo os princípios e as ferramentas também elencados no mesmo ato e dentro das possibilidades orçamentárias do órgão.
A Comissão terá, sob sua gestão, um Laboratório de Inovação, o qual será usado para promover o alcance dos objetivos e será um espaço para o desenvolvimento de produtos e serviços inovadores e promoção da cultura da inovação.
Entre as finalidades do Programa de Inovação do MP/AL estão: fortalecer a cultura da inovação; estimular a adoção de tecnologias capazes de aumentar a eficiência do trabalho e incrementar o acesso da sociedade ao Ministério Público; incentivar a implementação de um ambiente adequado à inovação, que assegure a participação ativa de membros, servidores e colaboradores na elaboração de soluções voltadas à necessidade local; impulsionar o surgimento, a efetivação e aceleração de ideias criativas, com foco nas pessoas e na melhoria contínua dos serviços oferecidos à sociedade pelas unidades do MP/AL; incentivar a cooperação com órgãos públicos, instituições e organizações para o desenvolvimento conjunto de iniciativas tecnológicas capazes de aumentar a eficiência no trabalho; otimizar a utilização de recursos financeiros.
“Quero agradecer aos membros da comissão de inovação e a todos os servidores, notadamente aos integrantes da Diretoria de Tecnologia da Informação, que estão empenhados para tornar essa iniciativa um sucesso. Com a implementação dos pilares do programa de inovação e, em especial, da cultura que lhe é inerente, certamente construiremos um Ministério Público de vanguarda e preparado para atender às necessidades da sociedade”, finalizou o procurador-geral de Justiça.
Mais lidas
-
1Excesso
Comer sementes de maçã pode levar à morte?
-
2Próximos capítulos!
Após ir para a cama com Kevin, Ramiro tira a vida de personagem em Terra e Paixão
-
3"Se filmar eu te mato''
Pai estupra a própria filha e é flagrado pela mãe no interior de São Paulo
-
4fake news
É falso: Lula não fechou comportas da Transposição do São Francisco
-
5Eleições 2022
Instituto Veritá que aponta Bolsonaro na frente deu vitória de Aécio contra Dilma em 2014